SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Com o apoio do Sindsep, MST inaugura Cozinha Solidária nas palafitas do Pina


O espaço, com capacidade para produção de 500 refeições diárias, foi inaugurado a partir de doações de movimentos sociais e entidades representativas dos trabalhadores

Publicado: 05/11/2021
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


A Campanha Mãos Solidárias/Periferia Viva, do Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MST), inaugurou, na última sexta feira (05), a Cozinha Popular Solidária das Palafitas, no Pina, na Zona Sul do Recife. O espaço foi inaugurado a partir de doações de movimentos sociais e entidades representativas dos trabalhadores, como o Sindsep-PE. A Cozinha Popular tem capacidade para produção de 500 refeições diárias, que também são viabilizadas a partir da solidariedade do Sindsep e de outras entidades.

“A fome está aumentando em larga escala em todos os espaços. Nós trabalhamos com pessoas em situação de rua e cada dia tem pessoas novas nas ruas. E aqui, a cada dia, surgem novas palafitas. O Sindsep é imprescindível neste projeto. O sindicato sempre esteve junto. A nossa gratidão a todos", comentou o coordenador do Mãos Solidárias, Paulo Masan.     

Segundo pesquisa realizada em 2020, o Brasil possui mais de 19 milhões de pessoas em situação de fome. Em Pernambuco, a Campanha Mãos Solidárias/Periferia Viva, iniciada em março de 2020, distribui alimentos para a população carente semanalmente (de segunda a sábado).  

As palafitas são um dos territórios de atuação do projeto, que já leva alimentos e esperança a 32 comunidades espalhadas por Recife, Jaboatão, Olinda e Paulista. Desde o início da pandemia, já foram mais de 690 mil marmitas e 890 mil toneladas de alimentos doados para quem tem fome. 

A Cozinha Popular Solidária das Palafitas conta com o trabalho diário e a organização das próprias famílias que vivem no local e que já vinham, desde o início da pandemia, sendo acolhidas e cuidadas pela Campanha Mãos Solidárias. Apesar de ter capacidade para produção diária de 500 marmitas, inicialmente ela irá distribuir 150 refeições, por causa do número reduzido de doações. 

“Nós somos parceiros antigos deste projeto e estamos conseguindo amenizar a fome de muita gente. Mas, nos últimos tempos, houve uma queda nas doações e, consequentemente, redução do número de marmitas produzidas diariamente.  É muito importante que outras entidades e a população, de uma forma geral, contribua", destacou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.

Os interessados em contribuir com o projeto podem fazer doações em dinheiro (ver dados da conta abaixo), além de doar alimentos no Armazém do Campo, localizado na rua Martins de Barros, 395 - Centro do Recife. Também podem se apresentar como voluntários  para produzir e distribuir as marmitas. 

O ato de inauguração da Cozinha, que também conta com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), além de outras entidades, contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, do arcebispo auxiliar Dom Limacedo Antônio, e do deputado estadual, João Paulo, entre outros.
 

Doações

Mãos Solidárias - Doação para a Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra livre
Banco do Brasil
Agência: 0697-1
Conta Corrente: 58892-X (outros bancos, substituir o X por 0)
PIX: 09.423.270.0001.80
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X