SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Comissão Estadual da Verdade Dom Helder Câmara disponibiliza acervo digital


Parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão Estadual da Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC) será disponibilizado, a partir de amanhã, em formato digital, no site www.cepedocumento.com.br. O trabalho foi resultado de uma parceria da comissão com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

Publicado: 30/09/2014

Parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão Estadual da Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC) será disponibilizado, a partir de amanhã, em formato digital, no site www.cepedocumento.com.br. O trabalho foi resultado de uma parceria da comissão com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

A digitalização dos documentos foi realizada pelo método Docpro, que permite a busca textual, por palavra, na imagem do documento. Além disso, o material foi digitalizado com scanner profissional foto-gráfico e aparatos de iluminação, que garantem qualidade na visualização das imagens. Todos os documentos disponibilizados no acervo da Comissão Estadual da Verdade são de domínio público, ou seja, os direitos autorais pertencem ao Estado e podem ser utilizados tranquilamente em pesquisas científicas e trabalhos escolares.

Em um primeiro momento serão disponibilizados apenas alguns documentos, como o segundo volume do Caderno da Memória e Verdade da CEMVDHC, contendo o relatório oficial sobre o assassinato do padre Antônio Henrique; os prontuários de Dom Helder Câmara (emitido pelo DOPS de Pernambuco) e de Miguel Arraes de Alencar, ex-governador do Estado (expedido pelo DOPS/PE e RJ); e a coleção Fernando Santa Cruz, militante do movimento estudantil brasileiro desaparecido há 40 anos, que revela documentos pessoais, judiciais e policiais da vítima. No site da Cepe também serão disponibilizadas fotografias e imagens e o livro do criminalista Roque de Brito Alves, intitulado Habeas corpus perante o Superior Tribunal Militar, lançado recentemente no Estado.

Segundo a assessora de imprensa da CEMVDHC, Nívea Maria, a ideia é digitalizar todos os documentos da comissão, ou seja, tudo aquilo que foi e será conseguido por meio do trabalho de investigação. Será a versão digital do Memorial da Democracia de Pernambuco, legado da Comissão Estadual da Verdade para as futuras gerações.
 
A Comissão Estadual da Verdade Dom Hélder Câmara iniciou os trabalhos no dia 1º de junho de 2012, com validade de dois anos. Este ano a CEMVDHC foi prorrogada por mais dois anos, até 2016.

Além do acervo digital da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, o site da Cepe também oferece publicações de periódicos que existiam no Estado no século XIX e início do século XX, como a Aurora Pernambucana e o Diário da Manhã. Além das primeiras edições do Diário de Pernambuco, jornal criado em 1925 e que circula até hoje.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X