SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas realiza seminário, em Brasília


O objetivo foi discutir os desafios do novo Congresso e a nova estrutura do Poder Executivo, além de fazer uma análise de conjuntura nacional, tanto do ponto de vista econômico quanto fiscal

Publicado: 13/02/2019
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

No último dia 6, a diretora do Sindsep-PE, Gislaine Fernandes, e o filiado do sindicato, Valdir Ferreira, participaram do Seminário do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, realizado em Brasília. O objetivo foi discutir os desafios do novo Congresso e a nova estrutura do Poder Executivo, além de fazer uma análise de conjuntura nacional, tanto do ponto de vista econômico quanto fiscal. Para ministrar as palestras e provocar os debates estavam presentes técnicos do Dieese e analistas do Diap.

O seminário contou com a participação de representantes da Conab, Caixa, Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Petrobrás, Embrapa, CBTU, Codevasf, Infraero, Copergás, Ebserh, entre outras. Gislaine Fernandes conta que dentre os problemas levantados pelos trabalhadores das empresas públicas está a falta de financiamento, o desabastecimento e até demissões (a exemplo Casa da Moeda, uma das mais antigas empresas públicas do país), sem falar da divulgação de dados mentirosos com o intuito de difamar o que é público e entregá-lo ao capital privado.

“Fizemos muitos debates, trocamos muitas experiências e saímos com a certeza de que precisamos de união. Precisamos de estratégias para agir juntos e dialogar com a sociedade sobre a importância e finalidade de uma empresa pública. Além de tentar abrir diálogo com os deputados fazendo mutirão nos gabinetes e utilizando a comunicação ao nosso favor”, explica a diretora do Sindsep-PE, que é trabalhadora da Ebserh.

Uma das estratégias a longo prazo é lutar por representatividade advinda do congresso. “Porque se queremos defender novos concursos e as empresas públicas, isso é cada vez mais essencial”, reforça Gislaine. 

Um dos encaminhamentos do seminário foi a criação de comitês estaduais, ainda este mês. Teve também o lançamento da campanha “Defender o que é público é defender o Brasil”, um desdobramento da campanha “Se é público, é para todos”, iniciada em 2016 e que teve ampla repercussão nacional e na Argentina.

Todas as imagens da campanha estão disponíveis no site www.comiteempresaspublicas.com.br.Divulgue e compartilhe!

COMITÊ NACIONAL
O comitê nacional nasceu em 2015, com o Projeto de Lei do Senado 555, o chamado Estatuto das Estatais ou Lei de Responsabilidade das Estatais, hoje Lei 13.303/16.

O comitê nacional é formado pela CUT, UGT, CTB, Nova Central Sindical, Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT), FUP (Federação Única dos Petroleiros), além da Federação Nacional dos Portuários e a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal).

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X