SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Condsef, filiadas e Comitê Nacional dos Intoxicados têm audiência com ministro da Saúde


Pauta central do encontro com Alexandre Padilha nessa terça, 22, será demanda por plano de saúde para servidores da extinta Sucam, intoxicados durante trabalho de combate a endemias

Publicado: 22/07/2025

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Da Condsef/Fenadsef

Nesta terça, 22, às 14h30, a Condsef/Fenadsef, suas entidades filiadas e representantes do Comitê Nacional dos Intoxicados participam de uma audiência pública com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na pauta central do encontro com o ministro será levada a demanda por plano de saúde para servidores da extinta Sucam, intoxicados durante trabalho de combate a endemias.

Muitos desses servidores sofrem com os efeitos graves do uso de substâncias como o DDT, BHC e outros inseticidas do grupo organoclorado, usados para combater doenças causadas por mosquitos, como a malária, a leishmaniose e a febre amarela. Dezenas já faleceram. A luta em busca de dignidade a esses servidores é histórica e já chegou a ser reconhecida como questão humanitária em 2011, pela então ministra Maria do Rosário.

SOS Sucanzeiros

O que esses trabalhadores buscam é garantir o mínimo de dignidade no enfrentamento dessas sequelas adquiridas ao longo de sua vida laboral no setor público. Vale registrar que a maioria dos servidores afetados foram contratados até o ano de 1988, a grande maioria, portanto, está em idade avançada.

Um outro fator corroborador desse processo da doença, é a estagnação salarial do servidor, que se agrava com a perda do poder de compra. Soma-se a isso a chamada inflação médica que corrige os valores dos planos de saúde, ocasionando a impossibilidade de se arcar com assistência médica especializada ao que o caso requer.

A Condsef/Fenadsef reafirma seu compromisso com a reparação histórica desses trabalhadores e segue atuando em diversas frentes legislativas e institucionais para garantir o reconhecimento e o atendimento integral das vítimas da contaminação por DDT e BHC.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X