Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 18/09/2025
A Câmara Federal aprovou, nos últimos dias, duas propostas que mostram o quanto os deputados de direita e extrema direita bolsonarista desprezam as leis e a população brasileira.
Na última terça-feira (16), aconteceu a aprovação da PEC da Blindagem, que busca livrar congressistas de responder por seus crimes. Nesta quarta-feira (17), foi a vez de aprovarem a urgência de votação do Projeto de Lei da Anistia, que pretende livrar Bolsonaro e seus aliados da prisão pela tentativa de golpe contra a democracia brasileira.
As duas matérias foram votadas atropelando as normas do Regimento Interno daquela casa, em um verdadeiro escárnio dirigido a Justiça, que condenou Bolsonaro e seus aliados, e aos brasileiros e brasileiras que, em todas as pesquisas, declaram ser contrários a anistia.
Trata-se de uma afronta e um desrespeito à sociedade, pois atenta contra os princípios constitucionais que buscam equilibrar as relações entre os Poderes da República.
Mobilização
Diante dos dois fatos consumados, políticos de esquerda e artistas de todo o país passaram a convocar a população para atos de rua que acontecerão no próximo domingo (21).
No Recife, acontecerá um ato a partir das 14h, na rua da Aurora, próximo ao Ginásio Pernambucano.
“O povo brasileiro precisa ir às ruas. Desde o golpe contra Dilma Roussef que o Congresso está interferindo nas decisões mais importantes desse país. Os deputados estão deixando de lado pautas como a redução da escala 6x1 e a isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil, para livrar criminosos da cadeia! Isso é um absurdo”, comentou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.
A pressão contra a aprovação da PEC e do PL no Senado também está sendo exercida por meio das redes sociais. Esse é um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. A maioria da população brasileira está se sentindo traída.
As centrais sindicais e diversos sindicatos, políticos de partidos de esquerda, entidades da sociedade civil, artistas, movimentos sociais estão apoiando a indignação popular e chamando para as ruas.
Entre os artistas, o cantor e compositor Caetano Veloso publicou um vídeo em suas redes dizendo que a anistia “não pode ficar sem resposta”. Chamou a PEC da blindagem de “PEC da bandidagem” e disse: “tem que ir para a rua, para a frente do Congresso.
Também se manifestaram, contra a aprovação da PEC, Sandra de Sá, Anitta, Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte, Ana Carolina e Tony Bellotto, entre outros.
Congresso Inimigo do Povo – Não à PEC da Blindagem! Sem Anistia!
Dia: Domingo, 21 de setembro
Hora: 14h
Local: Rua da Aurora, próximo ao Ginásio Pernambucano