SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado é o título do novo e-book do professor e sociólogo Ricardo Antunes

Fonte: Ascom Sindsep-PE
23/06/2020



Se o mercado de trabalho já vinha sofrendo mudanças, a pandemia da covid-19 acelerou esse processo e levanta na sociedade vários questionamentos. O que esperar das relações trabalhistas em um futuro próximo? Para oferecer algumas pistas para responder estas indagações, o sociólogo e professor da Unicamp, Ricardo Antunes, lançou pela editora Boitempo o e-book Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. A publicação custa apenas R$ 13 e está disponível nos sites das maiores livrarias do país.

Além de se atualizar sobre as mudanças no mercado de trabalho, quem adquirir o e-book estará apoiando ações solidárias. É que o professor Ricardo Antunes doou os direitos autorais dessa obra para movimentos sociais e organizações dedicadas a oferecer apoio humanitário a populações em situações de emergência no Brasil e no mundo.

Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado faz parte na verdade de uma série especial de e-books curtos, chamada de Pandemia Capital, com preços acessíveis e direitos autorais revertidos a ações solidárias. As obras trazem reflexões sobre a crise atual pela qual o mundo passa e suas implicações na política, na psicologia, na economia e nas relações humanas. 

Para o professor Ricardo Antunes a eclosão do coronavírus é consequência de uma simbiose letal entre a crise estrutural do capital, em curso há vários anos, à qual se somam uma avassaladora crise social e uma profunda crise política de consequências inimagináveis. 

“A humanidade tem que começar a se perguntar. Que mundo é esse? Que mundo queremos? E a resposta vai nos obrigar a reinventar um novo modo de vida. Esse vai ser o grande debate nos próximos anos”, adianta o sociólogo. 

No seu e-book, ele resgata a discussão sobre a sistemática destruição da legislação trabalhista, por imposição do capitalismo. Em consequência disso, a expansão exponencial de uma enorme massa trabalhadora desempregada, subempregada, na informalidade, na intermitência, precarizada e que só encontra “emprego” nos trabalhos uberizados, aqueles que burlam completamente a legislação trabalhista. Ficou com vontade de saber mais? Compra o e-book.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X