Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 03/12/2015
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
O Núcleo de Estudos – Política, Economia e Sindicalismo (NEP) volta a se reunir, no próximo dia 10 de dezembro, às 19h, para um debate público sobre Corrupção e Política. A atividade, que contará com o advogado Cláudio Ferreira como um dos palestrantes, acontecerá no auditório do Sindsep-PE. O filósofo Jairo Cabral irá conduzir a discussão.
Os expositores irão traçar um histórico sobre a questão, lembrando que a corrupção está entranhada na política desde a Grécia Antiga e que, no Brasil, ela existe desde o período da colonização.
A corrupção vem sendo utilizada fartamente como ferramenta de fazer política há anos. No Brasil, Getúlio Vargas foi acusado incessantemente de corrupção, pelos grandes meios de comunicação, antes de cometer o suicídio. O mesmo aconteceu com João Goulart, antes do Golpe Militar de 1964. Nos dois casos, não houve provas de corrupção. O mesmo voltou a acontecer na atual conjuntura política. A prisão de vários funcionários da Petrobras ligados a corrupção tem sido utilizada para tentar desestabilizar a empresa e para tentar repassar o pré-sal, com a ajuda do PSDB, as grandes multinacionais do petróleo.
O NEP foi formado por militantes de esquerda de vários setores, políticos e integrantes de movimentos sociais, com o objetivo de aprimorar a formação política da classe trabalhadora. O grupo iniciou os trabalhos em 2015, depois de cerca de um ano de acúmulo de discussões. Um dos principais objetivos é evitar o engessamento do pensamento progressista.