SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

CUT celebra, na próxima 5ª, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha


O debate contará com a palestra de Vera Baroni, a advogada e militante da Uiala Mukaji – Organização de Mulheres Negras de Pernambuco

Publicado: 22/07/2019
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A CUT-PE realiza, na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 14h, um debate para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, no auditório da entidade. O encontro é organizado pelo Coletivo de Igualdade Racial da CUT Pernambuco.O debate contará com a palestra da advogada e militante da Uiala Mukaji – Organização de Mulheres Negras de Pernambuco - Vera Baroni, que irá falar da importância da data para as mulheres negras.

Desde 1992, o dia 25 de julho se transformou em um marco internacional de luta e de resistência da mulher negra. A data foi criada no primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na cidade de Santo Domingos, na República Dominicana. O objetivo é dar visibilidade às situações de desigualdade racial e de gênero, ao mesmo tempo em que busca fortalecer as lutas das mulheres negras contra o rascismo, o sexismo, a discriminação de classe, ou mobilizando ações que possam resgatar organizações e grupos de resistência.

Essa rede de mulheres lutou para que a ONU reconhecesse a data como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. E, desde 2014, no Brasil a data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola do século 18 que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X