SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

CUT completa 38 anos neste sábado (28/08) com lives para comemorar


A comemoração começa às 14h com a live da CUT nacional, nas redes sociais da entidade (Youtube e Facebook). Às 19h será a vez da CUT-PE comemorar a data com um ato político cultural com a presença de vários artistas e personalidades políticas (Youtube, Facebook e Instagram)

Publicado: 26/08/2021
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Em meio a tantos retrocessos e a todo um clima conservador que invadiu o país, celebrar o aniversário de uma central sindical - baluarte de resistência da classe trabalhadora deste país –, é motivo de alegria e satisfação. Por isso, o Sindsep-PE convida todos servidores públicos federais, seus familiares e amigos, para assistirem neste sábado, 28 de agosto, a programação em homenagem aos 38 anos da CUT. 

A comemoração começa às 14h com a live da CUT nacional, nas redes sociais da entidade (Youtube e Facebook). Serão aproximadamente 30 convidados, entre ex-presidentes da central, lideranças dos movimentos sociais, partidos políticos etc. Será um momento de celebração, mas também de reflexão sobre a luta da entidade e do movimento sindical, uma pauta que vai além de questões de classe e segue na defesa da democracia e na busca de um país mais justo e igualitário.  

Às 19h será a vez da CUT Pernambuco comemorar a data. Um evento também virtual por causa da pandemia. A live 38 anos de histórias de lutas: celebração de aniversário da CUT será um ato político cultural com a presença de vários artistas, como Gabi da Pele Preta, do músico Alexandre Revoredo, e personalidades políticas aqui do estado e transmissão pelas redes sociais da CUT-PE (Youtube, Facebook e Instagram). 

Na live da CUT-PE será realizado o lançamento do vídeo sobre a trajetória de lutas ao longo desses 38 Anos da CUT. O material foi produzido pela CUT-PE com imagens do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT (CedoC). Vale a pena assistir!

HISTÓRIA

A CUT nasceu no dia 28 de agosto de 1983, após a 1ª Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat), realizada dois anos antes e que reuniu mais de 5 mil trabalhadores representando mais de mil sindicatos de várias categorias. Tudo isso, em plena ditadura militar. Desde a sua criação até hoje, a entidade mantém vivo, atuante e cada vez maior seu espírito de luta, sua resistência e unidade entre a classe trabalhadora, sendo a maior central da América Latina e a sexta maior do mundo. 

A entidade tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial. A CUT defende a liberdade e autonomia sindical com o compromisso e o entendimento de que os trabalhadores (as) têm o direito de decidir livremente sobre suas formas de organização, filiação e sustentação financeira, com total independência frente ao Estado, governos, patronato, partidos e agrupamentos políticos, credos e instituições religiosas e a quaisquer organismos de caráter programático ou institucional. Vida longa à CUT.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X