Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 28/08/2024
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) celebra 41 anos nesta quinta-feira (28) reafirmando o seu papel fundamental de defesa da classe trabalhadora brasileira. Quem faz aniversário hoje também é a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). São 34 anos de história. Fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo (SP), a CUT é hoje a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo. A CONDSEF foi criada em 1990, durante o 3º Congresso dos Servidores Público Federais. Desde então, ela faz história na defesa dos direitos das servidoras e servidores públicos federais e na luta por um serviço público de qualidade.
Para comemorar o aniversário da CUT serão promovidos eventos em todo o país. Em Recife, a comemoração acontece nesta quarta (28), das 18h às 22h, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), com apresentações artísticas de João Grandão e Suzana Morais. O MTC fica na avenida Gervásio Pires, 404, Santo Amaro.
A Central dos Trabalhadores está presente em todos os ramos de atividade econômica do país. A cada ano que se passa ela se consolida como a maior central sindical do Brasil e da América Latina. Hoje, ela é a 5ª maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.
A CUT sempre defendeu os interesses da classe trabalhadora, tanto no Brasil quanto no exterior e está no seu DNA a busca por melhores condições de vida e trabalho do brasileiro, da autonomia sindical e da independência em relação ao estado, partidos políticos e outras instituições. Além da defesa incessante das liberdades democráticas no país.
Condsef
Tendo nos sindicatos gerais sua base de sustentação, a Condsef é construída num modelo organizativo de participação coletiva, unitário e de mobilização. A Confederação apostou na livre organização sindical e na construção coletiva em torno de pautas comuns e específicas. A Condsef representa cerca de 80% dos servidores do Executivo Federal e empregados públicos em uma estrutura com treze Departamentos e cinco Empresas Públicas.
Condsef/Fenadsef
No dia 6 de setembro de 2016 deu-se mais um passo importante na história da Confederação. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o registro sindical da Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Fenadsef). A notícia é importante para servidores ativos, aposentados e pensionistas da União, das empresas públicas, vinculados sejam pelo RJU, CLT ou qualquer outro vínculo jurídico que venha a ser criado no âmbito da administração pública. A Fenadsef nasceu com a unidade de importantes sindicatos gerais, filiados à Condsef, que têm história na representação dos servidores, entre eles, Sindsep-PE, Sindsep-DF, Sindsep-MG, Sintsep-GO, Sindsep-MT, Sinsep-PI e Sindsep-MA, e amplia esta base de filiados.