Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 28/08/2023
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
A maior entidade sindical da América Latina comemora 40 anos de existência nesta segunda-feira (28 de agosto), com festa em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Em Pernambuco, as comemorações da Central Única dos Trabalhadores (CUT) acontecerão no Armazém do Campo do MST, localizado no centro do Recife, a partir das 18h. Veja AQUI o convite.
A programação contará com sons de maracatus, samba, entre outras atrações. Está confirmada a presença do Maracatu Nação Camaleão, do Samba do Trabalhador e da Batucada do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado Pernambuco).
Na ocasião, também haverá a posse da nova diretoria da CUT Pernambuco, da qual participam o secretário-geral do Sindsep, José Felipe Pereira, os diretores Eduardo Albuquerque e Gislaine Fernandes, além da servidora aposentada do Incra e militante do Sindsep, Vilma Maria.
Da fundação aos dias atuais
A Central Única dos Trabalhadores nasceu no período da ditadura militar, lutando pela redemocratização do país e contra a crise econômica e o desemprego que tomava conta do Brasil, graças ao modelo econômico adotado pelo regime que o Brasil enfrentou de 1964 a 1985. Regime que perseguia e oprimia a toda a população, mas principalmente a classe trabalhadora.
A Central foi fundada como uma organização sindical de massas de caráter classista, autônomo e democrático. Uma entidade com o compromisso de defender os interesses da classe trabalhadora, baseada em princípios de igualdade e solidariedade.
Compromisso cumprido até os dias de hoje, quando a CUT está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal, por meio das CUTs estaduais. Com 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e 25,8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores na base, A Central está presente em todos os ramos de atividade econômica do país.