SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

CUT já está com tudo organizado para receber os delegados do 13º Concut

04/10/2019



 

Já está tudo organizado para o 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (13º Concut), que recebe o nome de “Lula Livre”. Com o tema: Sindicatos Fortes = direitos, soberania e democracia, o Congresso Lula Livre acontecerá entre os dias 7 e 10 de outubro, na Praia Grande, mesmo local onde foi realizado o congresso da Comissão Nacional Pro-CUT em 1981, dois anos antes da fundação da Central.

O encontro contará com dois mil delegadas e delegados dos 26 Estados e Distrito Federal, além de 100 líderes de entidades sindicais e sociais de 40 países. Entre eles, 10 delegadas e delegados filiados ao Sindsep-PE, escolhidos em Assembleia no último dia 10 de maio. 

Segundo o secretário-geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, o nome Lula Livre foi escolhido porque a liberdade do ex-presidente é fundamental. “Tem a ver com a defesa dos direitos da classe trabalhadora. O presidente solto anda com a gente o País inteiro falando com a classe trabalhadora, conscientizando o nosso povo”, afirmou Sérgio Nobre.

O Congresso Nacional da CUT terá como centro do debate a defesa da soberania, dos direitos da classe trabalhadora e, acima de tudo, a centralidade da luta pela liberdade do ex-presidente. O objetivo é o de intensificar e aprofundar o debate sobre o Brasil, definir estratégias da classe trabalhadora para fazer frente ao avanço da extrema direita e a retirada de direitos e elaborar um plano de lutas dos trabalhadores, movimento sindical e povo brasileiro. O Congresso também vai eleger a direção para o quadriênio de 2019 a 2023.

Para muitos dirigentes, esse é o segundo congresso mais importante da CUT, depois do Congresso que fundou a Central, em 1983. “Naquela época, estávamos retomando a democracia no Brasil para construir um país melhor para nossos filhos. Eles deram um novo golpe e prenderam o maior líder trabalhista que esse país já teve. Essa conjuntura nos conclama a unir nossas forças e lutar, mais uma vez, pela democracia do Brasil”, comentou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X