Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 26/09/2019
Militantes, ativistas da comunicação popular, jornalistas, pesquisadores e diretores de sindicatos estão reunidos no Seminário de Comunicação Professor Luiz Momesso, que está acontecendo no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, BR-101/Norte, Km 57, bairro da Guabiraba, no Recife. Organizado pela CUT, através do Coletivo Estadual de Comunicação, o Seminário acontece hoje e amanhã.
Nos dois dias do encontro estão sendo realizados debates relacionados à conjuntura política atual, ao papel da mídia no avanço do conservadorismo, à cultura do ódio, à mídia alternativa engajada e aos desafios da comunicação sindical e popular diante do retrocesso pelo qual passa o Brasil. Também em pauta as novas tecnologias de comunicação como as redes sociais.
O encontro tem como objetivo reunir o maior número de pessoas que atuam na área da comunicação popular e de esquerda para, juntos, construírem propostas para a disputa hegemônica com os grandes meios de comunicação. Também pretende servir como um momento de troca de experiências para a construção de propostas que possam ajudar na comunicação dos movimentos populares e sindical junto à sociedade.
Pretende ainda possibilitar uma leitura crítica sobre o papel da grande mídia na construção do golpe de 2016 e os efeitos desse processo na economia, na política e nas conquistas sociais.
O secretário de Comunicação e Imprensa da CUT-PE, Fabiano Moura, destaca a importância da participação de todas as pessoas que integram a comunicação dos movimentos sociais e sindicatos pernambucanos "para se construir uma comunicação mais eficaz."
Para o diretor de Imprensa e Divulgação do Sindsep-PE, Fernando Lima, o encontro é fundamental para que as entidades possam traçar planos estratégicos para as suas áreas de comunicação.
“Ao reunir uma série de profissionais e pesquisadores da área, o Seminário nos abastece de informações importantes e atuais para que possamos nos comunicar de uma forma ainda mais eficiente com os servidores federais filiados ao Sindsep”, afirmou Fernando Lima.
PROGRAMAÇÃO
PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADE
Dia 26 de setembro (quinta-feira)
Horário 8h30 - Atividade Cultural
9h - Abertura política
Das 9h30 às 12h30 -
Plenáriia - Temas: Conjuntura - o papel da mídia no avanço do conservadorismo e a cultura do ódio
Das 12h30 às 13h30 Intervalo para almoço
Das 14h às 16h – Plenária- Tema: Mídia engajada (Desafios, ações e perspectivas da mídia engajada)
Das 16h às 18h – Plenária - Tema: Ações e desafios da comunicação sindical e popular no cenário de retrocessos.
PROGRAMAÇÃO SEGUNDO DIA DE ATIVIDADE
Dia 27 de setembro (sexta-feira)
Horário: 08h às 10h30
Plenária – Oficina/Temas: As novas tecnologias, redes sociais e o uso das ferramentas tecnológicas. Utilização do WhatsApp, Facebook, Instagram, twitter...
10h30 às 12h30 - Transmissão ao vivo e postagens em tempo real...
Intervalo para almoço 12h30 às 14h
Das 14h às 16h
Plenária - Construção de propostas para sistematização, debate e considerações finais.