SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

CUTs do Nordeste realizam seminário sobre desenvolvimento regional


Dando continuidade ao Plano de Ação Sindical deliberado pela CUT Brasil, as CUTs de todo o Nordeste realizaram o Seminário de Desenvolvimento Regional da Região Nordeste. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, no Grande Recife, e reuniu mais de 200 sindicalistas

Publicado: 27/08/2014

Dando continuidade ao Plano de Ação Sindical deliberado pela CUT Brasil, as CUTs de todo o Nordeste realizaram o Seminário de Desenvolvimento Regional da Região Nordeste. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, no Grande Recife, e reuniu mais de 200 sindicalistas.

Para Pernambuco, o seminário teve dois pontos altos. No final do primeiro dia foi comemorado o aniversário da CUT-PE, que completou 31 anos de existência. No segundo dia, os representantes da Central entregaram a Plataforma de Luta da Classe Trabalhadora ao candidato ao governo do Estado, Armando Monteiro (PTB). Ele foi o único que compareceu ao seminário, mas todos os concorrentes foram convidados.

“Além de encaminharmos a plataforma da classe trabalhadora, nesses dois dias pudemos assistir palestras importantes que nos dão subsídios como sindicalistas”, ressalta o diretor da Secretaria de Imprensa do Sindsep-PE, Fernando Lima.

1º DIA
Para abrir o seminário, a economista Tânia Bacelar falou sobre o dinamismo econômico na Região Nordeste. Para a pesquisadora, todo o processo de construção dos programas sociais do atual governo impulsionou a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.

Também falando de economia regional, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Observatório Social apresentaram um levantamento sobre as trans-formações econômicas e sociais ocorridas no Brasil na última década. No mercado de trabalho, o emprego formal cresceu 67%, no Brasil, e, 74%, no Nordeste. O documento também ressalta que, de 2003 a 2012, o número de carteiras assinadas cresceu consideravelmente, inclusive com aumento das remunerações.

2º DIA
Na manhã de ontem foi realizada uma mesa sobre desenvolvimento regional e questão agrária, que contou com o ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. Na sua fala, ele pontuou as ações do governo na área. Os sindicalistas reconhecem os avanços, mas cobraram mais atenção ao financiamento do pequeno produtor.

A reforma agrária foi outro debate importante dessa mesa. Os sindicalistas questionaram o ministro sobre as atuais condições do Incra. O órgão está sucateado, precisando de mais investimentos e mão de obra.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X