Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 05/04/2023
Do GGN
A equipe do governo federal vai alterar as regras do marco de saneamento básico para destravar os investimentos no setor e atrair até R$ 120 bilhões para obras de água e esgoto.
De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai assinar o novo decreto nesta quarta-feira (5). A nova proposta permitirá que as Parcerias-Público-Privada (PPP) assumam até 100% da operação de obras. Hoje, a PPP pode responder apenas por 25% da operação de casa obra.
A partir do decreto, Estados e municípios poderão terceirizar toda a operação de saneamento, porém sem privatizá-las, em resposta à solicitação de prefeitos e governadores.
Atrair investimentos
Com a nova medida, o governo federal almeja ainda agilizar a captação de investimentos para universalizar o acesso à água e esgoto. “Nós sempre deixamos claro que o que nos interessa é o investimento. Seja público, privado, por concessão ou PPPs”, disse o ministro à Reuters.
A expectativa do ministério das Cidades espera captar R$ 120 bilhões em investimentos até 2033, ano limite para o cumprimento da meta de fornecer água para 99% da população e garantir a coleta e tratamento de 90% do esgoto.