Depois dos protestos, deputados recuam e adiam votação da terceirização
Cientes dos atos que estavam acontecendo em todo o Brasil contra o Projeto de Lei (PL) 4330/04, os parlamentares resolveram adiar a votação dos destaques da matéria. O trabalho deve ser retomado na próxima semana.
Publicado: 16/04/2015
A pressão foi grande e o Congresso Nacional recuou, pelo menos por enquanto. Cientes dos atos que estavam acontecendo em todo o Brasil contra o Projeto de Lei (PL) 4330/04, os parlamentares resolveram adiar a votação dos destaques da matéria. O trabalho deve ser retomado na próxima semana. As centrais sindicais e sindicatos de trabalhadores de todo o Brasil estão divulgando maciçamente os nomes dos deputados que votaram pela aprovação do PL 4330 e contra os trabalhadores.
Essa divulgação, por sinal, chegou a ser comentada no plenário da Câmara durante sessão que votaria os destaques da matéria, na última quarta-feira, despertando preocupação por parte de alguns dos deputados que traíram os trabalhadores. “Parece que os parlamentares estão incomodados e a ideia é continuar expondo cada um deles que votaram a favor da terceirização”, dispara a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.
O PL 4330/2004 é altamente prejudicial aos trabalhadores. A proposta original libera a terceirização na atividade-fim - aquela que é especialidade da empresa - e acaba com a contribuição solidária - que assegura o recebimento dos direitos trabalhistas por parte da contratante, caso a contratada falhe. Depois da pressão das ruas, inclusive, o item que trata da contribuição solidária foi revisto. É importante destacar que o movimento sindical não é contra a regulamentação da terceirização, mas desde que a mesma não represente perda de direitos.
MAIS PRESSÃO
Mesmo o Congresso Nacional dando sinais de recuo, o movimento sindical já deixou claro que não vai desistir. Durante o ato público da última quarta, na avenida Paulista, o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, mandou o recado: “Se for preciso fazer uma greve nacional para impedir que se mexa no PL 4330, não tenham dúvidas de que faremos.”
Confira abaixo os nomes dos deputados pernambucanos que votaram a favor da terceirização. Essa matéria também está ilustrada com as suas fotos. Eles traíram os trabalhadores, eles traíram seus eleitores.
DEPUTADOS PERNAMBUCANOS QUE VOTARAM PELA TERCEIRIZAÇÃO
PSB Fernando Coelho Filho Gonzaga Patriota João Fernando Coutinho Marinaldo Rosendo Pastor Eurico