SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Dia de luta reúne servidores por valorização de órgão oficial de meteorologia do Brasil


Em vários estados, servidores do Inmet protestaram nessa quarta, 30, com paralisação de atividades para reivindicar investimento contra o desmonte no instituto que completa 115 anos em novembro. Confira imagens dos atos

Publicado: 31/10/2024

Foto: Giselle do Valle/Sindsep-DF

Da Condsef/Fenadsef

Nessa quarta-feira, 30, servidores do Inmet de diversos estados realizaram um Dia de Luta com paralisação de atividades. Em Brasília, os servidores protestaram em frente à sede do instituto que completa 115 anos no próximo dia 17 de novembro. Atividades foram registradas também em São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás e Pará. O movimento foi aprovado na última reunião ampliada da categoria que discutiu os efeitos do grave desmonte que vem ocorrendo no órgão, além da necessidade de garantir a migração dos atuais servidores para a carreira de Ciência e Tecnologia.

Com faixas cobrando respeito e denunciando que "a tormenta chegou ao Inmet", os servidores reforçam o alerta de um colapso no órgão oficial de meteorologia do Brasil. Em matéria publicada divulgando o dia de paralisação dos servidores do Inmet, a Folha de São Paulo destacou que a falta de profissionais no serviço público de meteorologia foi mostrada pelo jornal há quase um ano. "Em dezembro de 2023, o Inmet contava conta com apenas 27 meteorologistas para prever e alertar estados e municípios sobre os reflexos das mudanças climáticas em curso", aponta a matéria.

A Folha ouviu o diretor da Condsef/Fenadsef, Ismael José César, que reforçou a situação "dramática" pela qual o Inmet passa. "Está faltando tudo, desde pessoal a estrutura", disse. Ainda que o governo tenha anunciado previsão para 2025 de concurso para 80 servidores de nível superior, sendo 40 vagas para meteorologistas, o diretor da Confederação alerta que é insuficiente para retomar os quadros do instituto. 



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X