SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Dia dos Aposentados é comemorado no Sindsep-PE em um auditório lotado


Aposentados do Sindsep contou com palestra, momento político, lançamento de livro, coquetel e sorteio de brindes

Publicado: 24/01/2019
Escrito por: Ascom Sindsep

Os servidores federais aposentados filiados ao Sindsep-PE lotaram o auditório do Sindicato, na manhã de ontem, para comemorar o seu dia. O Dia dos Aposentados do Sindsep contou com palestra, momento político, lançamento de livro, coquetel e sorteio de brindes. A abertura do encontro ficou por conta da coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas, Ana Estrela, que deu as boas vindas.  
 
Na mesa de abertura para o momento político, o coordenador geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira, o secretário geral do Sindicato, José Felipe Pereira, o secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, o deputado federal, Carlos Veras (PT), e o diretor da CUT e Sindsep, Fernando Lima. Todos eles defenderam a união e mobilização dos trabalhadores ativos e aposentados como estratégia fundamental para enfrentamento do governo Jair Bolsonaro e de sua reforma da Previdência.   
 
“A sociedade capitalista massifica inverdades sobre a classe trabalhadora, os aposentados e seus representantes com o único objetivo de enfraquecer a nossa luta. O que esse governo quer é tirar o sangue dos trabalhadores para alimentar os rentistas. Mas não iremos cruzar os braços. Iremos desenvolver uma tática de luta e unidade na ação para enfrentar todas as arbitrariedades”, destacou José Carlos de Oliveira.    
 
José Felipe lembrou que o projeto prioritário do governo Bolsonaro é a reforma da Previdência e afirmou que se a classe trabalhadora não se contrapor a ele ficará de pires na mão pedindo esmola ao se aposentar. “O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, implantou o sistema de capitalização no Chile e deixou milhares de pessoas na miséria. O número de suicídio de idosos aumentou drasticamente. Importante destacar que ele só conseguiu introduzir esse sistema lá porque foi durante a ditadura militar de Pinochet. Agora querem implantar o mesmo regime no Brasil. Mas a classe trabalhadora não irá permitir.” 
 
O secretário geral da Condsef/Fenadsef informou que já tem agenda contra a reforma, para o próximo mês de fevereiro. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe), que reúne servidores federais das três esferas, irá realizar uma reunião ampliada no dia 17 do próximo mês. Na ocasião, serão discutidas ações para unir toda classe trabalhadora contra a reforma da Previdência, além de definir demandas comuns ao conjunto dos federais para que sejam levadas ao governo com objetivo de buscar avanços para o setor. 
 
Já no dia 20 terá a Plenária Unitária das Centrais Sindicais em defesa da Previdência e contra o fim da aposentadoria. Neste mês de Janeiro, a CSB, CTB,CUT, Força Sindical, Nova Central, CSP - Conlutas, Intersindical e CGTB se reuniram e divulgaram orientação reafirmando posição contrária a qualquer proposta de reforma que fragilize ou desmonte a Previdência Social Pública. 
 
“O governo deve solucionar o problema da Previdência cobrando a dívida dos sonegadores e deixando de isentar os impostos de grandes grupos econômicos como o agronegócio e não penalizando a população. Desde a Constituição de 1988 já tivemos seis reformas. Todas com retiradas de direitos da população”, disse Sérgio Ronaldo. 
 
“Desde o início da história do movimento sindical, os trabalhadores só conseguiram garantir seus direitos através de muita luta e hoje não pode ser diferente. Temos que nos unir e ir para o enfrentamento”, complementou Fernando Lima. “Vamos trabalhar dentro do Congresso para derrubar essa reforma”, concluiu Carlos Veras. 
 
PALESTRA 
“Não é a idade que diminui o desejo das pessoas de mudar a sociedade, mas o individualismo estimulado pelo capitalismo, que está abolindo a solidariedade entre os cidadãos.” Essa foi a conclusão da palestra ministrada pelo sociólogo Vando Nogueira com o tema Ser aposentado e aproveitar mais a vida durante as comemorações do dia dos Aposentados. Na opinião de Vando Nogueira, cabe a cada um continuar sonhando com utopias de sociedades melhores e aproveitar a vida pensando na coletividade e não em si próprio.   
 
Dando sequência à programação, teve o lançamento do livro Pintando a Vida, da escritora e associada ao Sindsep, Mirian Beltrão Gama, e apresentação de dança. Para fechar a data, um coquetel e o sorteio de brindes.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X