Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 25/07/2025
O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha é comemorado neste 25 de julho. Essa não é apenas uma data de celebração. É uma data em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as suas organizações e suas lutas.
A data remonta ao ano de 1992 quando, na República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. A partir desse encontro, nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas.
No Brasil, ficou estabelecido, também no dia 25 de julho, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi a líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, e, por 20 anos, liderou a resistência contra o governo escravista.
Desta forma, o 25 de julho passou a ser um marco da luta das mulheres negras contra o racismo, o sexismo e as desigualdades históricas. Em 2013, foi criado o Julho das Pretas, responsável por promover ações em todo o país para dar visibilidade à voz e à história das mulheres negras.