SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Dia Internacional da Mulher, no Recife, terá ato público nesta segunda-feira (09/03)


O Sindsep-PE acredita na importância da mobilização das mulheres e convoca todas as servidoras, da ativa e aposentadas, a participarem da mobilização de rua

Publicado: 05/03/2020

Do Sindsep-PE

Depois de um domingo com mobilizações espalhadas por diversas cidades de todos os estados brasileiros, as mulheres pernambucanas irão promover um grande ato no Recife, nesta segunda-feira (09), em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O ato “Feministas contra Violência do Estado Racista, Patriarcal e Capitalista” acontecerá a partir das 13h, no parque 13 de Maio. 

Além de denunciar a violência física praticada por homens e perpetradas, ao longo dos anos, por uma sociedade machista, as mulheres sairão às ruas para denunciar as medidas arbitrárias do governo Jair Bolsonaro que prejudicam a vida de milhões de pessoas, mas principalmente das mulheres negras, pobres e periféricas – as mais afetadas pelas novas regras da aposentadoria e pela flexibilização das leis trabalhistas.

As mulheres estão sendo prejudicadas com cortes ou extinção de recursos destinados às políticas de enfrentamento à violência contra mulher. Elas também sofreram prejuízos com o fim da Política de Valorização do Salário Mínimo e o desmonte de diversas políticas públicas voltadas à parcela da população mais pobre, como o programa Mais Médicos, o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Também 

“Estaremos juntas com as mulheres do Recife e Região Metropolitana em caminhada pelas ruas da capital, denunciando as barbaridades cometidas por este governo e lutando por nossos direitos e por respeito às nossas vidas!”, destacou a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PE, Liana Araújo.  

O Sindsep-PE acredita na importância da mobilização das mulheres e convoca todas as servidoras, da ativa e aposentadas, a participarem da mobilização de rua. “Importante que todas se mobilizem. Afinal, temos que dar uma resposta a esse governo e nos colocarmos contra a violência que atinge as mulheres. E nada melhor que irmos às ruas para isso”, comentou a diretora de formação Político-Sindical da entidade, Elna Melo. 

O Brasil é o quinto país do mundo em feminicídio. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2016 e 2018 foram mais de 3,2 mil feminicídios no país. Além disso, estimativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indica que, no mesmo período, mais de três mil casos dessa modalidade de crime não foram notificados. E a situação piorou em 2019 com um aumento de 7,3% no número de casos em relação a 2018.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X