SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Dia Nacional de luta em defesa do meio ambiente ocorre nesta terça (08)

Fonte: Ascom Sindsep-PE
07/06/2021




O Sindsep-PE convoca as servidoras e servidores públicos federais da área ambiental lotados em Pernambuco a participarem das atividades do Dia Nacional de Luta em Defesa do Meio Ambiente e do Serviço Público, que serão realizadas nesta terça-feira (08/06). As atividades estão ligadas à passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu no último sábado (05/06), e irão reunir trabalhadoras e trabalhadores contra os ataques que vêm sendo desferidos pelo governo Bolsonaro ao meio ambiente brasileiro e contra a Reforma Administrativa. Atos serão promovidos em todo o Brasil.  

Em Pernambuco, servidoras e servidores do Ibama e ICMBio darão um abraço simbólico à sede do Ibama/PE, localizada na avenida Dezessete de Agosto, 1057 - Casa Forte, Recife (Foto). O ato está marcado para às 11h30 e todos os participantes deverão manter o distanciamento social e as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias. As servidoras e servidores também poderão participar deste dia virtualmente, difundindo, por meio de suas redes sociais, fotos com cartazes e mensagens com temas relacionados à luta pela preservação do meio ambiente. Quem estiver em trabalho presencial poderá usar roupas pretas como forma de protesto. 

Em carta de convocação dirigida à categoria, os representantes das servidoras e servidores destacam que o Brasil vive, hoje, um momento de grande retrocesso na área de proteção ambiental, seja pelas ações de desmonte das instituições ambientais promovidas pelo governo Bolsonaro, seja pelas sucessivas tentativas de destruição das leis de proteção ambiental, como a mais recente aprovação pela Câmara do Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que praticamente acaba com o licenciamento de várias atividades econômicas geradoras de impacto ambiental e que precisa ser barrado no Senado.

“O Brasil vive um período de ataques às leis, aos órgãos ambientais e à atuação dos servidores que, em seu dia-a-dia, realizam atividades de defesa e proteção do meio ambiente nos mais diferentes lugares do país, com muita competência e compromisso. Não é à toa que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está sendo investigado por uma série de irregularidades. Não podemos aceitar isso”, destacou o diretor de Imprensa e servidor do Ibama, Eduardo Albuquerque.   

Eduardo destaca ainda que o retrocesso vai além, devido a tentativa de aprovação da reforma Administrativa. “Depois de tantos ataques ao meio ambiente, às servidoras e aos servidores, agora o governo pretende aprovar uma reforma que irá promover o desmonte de todo o setor público e irá atrapalhar, ainda mais, a proteção ambiental. Esta reforma trará prejuízos para toda a sociedade brasileira. Importante que todos participem das atividades deste Dia Nacional de Luta”, concluiu Eduardo Albuquerque. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X