SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Dia Nacional de Luta mobilizou trabalhadores da Ebserh em todo país

Fonte: Ascom Sindsep-PE
01/03/2021




Empregados da Ebserh de todo o Brasil promoveram o Dia Nacional de Luta por reajuste, salário digno e respeito, nesta segunda-feira (01/03). Atos foram realizados nas portas de Hospitais Universitários (HU´s) de diversos estados brasileiros. Em Pernambuco, os trabalhadores promoveram uma mobilização na frente do Hospital das Clínicas. 

Durante o ato em Pernambuco, a diretora do Sindsep e empregada da Ebserh, Gislaine Fernandes, leu um manifesto pedindo respeito aos trabalhadores da saúde por parte do governo Jair Bolsonaro. Os empregados da Empresa seguravam balões pretos, em luto pelas mais de 250 mil vítimas da Covid-19, e faixas contra a retirada de direitos e redução de salários. Medidas sanitárias, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, foram adotadas.   

O objetivo do Dia Nacional de Luta, que ocorreu na data base da categoria, foi o de informar a sociedade sobre o desrespeito com que o governo vem tratando os trabalhadores dos HU´s do País, que estão na linha de frente do combate a Covid-19. 

Entre os motivos da indignação está a situação inaceitável que vem sendo imposta pela empresa que, além de impor reajuste zero nas cláusulas econômicas, quer mudar a aplicação da regra para o grau de insalubridade dos empregados, o que pode reduzir salários em até 27%. O impasse levou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021 para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). É a 7ª vez que o ACT da Ebserh está sendo mediado no TST.

O Dia Nacional de Luta também mobilizou os trabalhadores nas redes sociais. Eles promoveram twitaços com as hashtags #negociajaebserh, #nenhumdireitoamenos, #valorizacaodostrabalhadoresdaebserh e #quemcuidamerececuidado. Uma live também foi realizada para debater a situação dos trabalhadores. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X