SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Dia Nacional de Luta pela reforma política será marcado por atividades em todo país

11/08/2014



Faltando menos de um mês para o início da votação do plebiscito popular em prol de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político brasileiro, entidades dos movimentos sociais realizam, amanhã, 12 de agosto, atividades de rua em todo país para marcar o Dia Nacional de Luta pela Constituinte. Em Pernambuco, está programada uma grande passeata pelo centro do Recife, que deve reunir representantes de vários segmentos. A passeata sai da Câmara dos Vereadores e segue até a praça do Diário, onde estão previstas a exibição de vídeos e apresentações culturais. A concentração é a partir das 15h.
 
Antes da atividade da tarde, o Sindsep-PE, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajuf), realiza, às 7h30, um ato público com panfletagem em frente ao prédio da Sudene, no Engenho do Meio. A ideia é divulgar entre os servidores federais que trabalham na sede do órgão (a própria Sudene, IBGE, Tribunal Regional do Trabalho e os ministérios do Planejamento, da Integração e da Saúde) o plebiscito popular, que estará acontecendo entre os dias 1º e 7 de setembro.
 
“Vamos conversar com os servidores e com as pessoas que estiverem transitando no local sobre a importância de se implantar uma constituinte exclusiva para que se faça uma reforma no sistema político. Há uma insatisfação generalizada em relação ao sistema político brasileiro por parte da população e esse quadro só mudará com uma re-forma com a participação da sociedade”, explica a coordenadora geral em exercício do Sindsep-PE, Graça Oliveira.
 
ENGAJAMENTO
 
O Dia Nacional de Luta coincide com o Dia da Juventude, também comemorado em 12 de agosto. A expectativa é que as atividades de rua contem com um grande número de ativistas jovens, muitos dos quais protagonizaram os protestos realizados no segundo semestre de 2013.
 
O objetivo é ampliar a divulgação e dar mais visibilidade à campanha do plebiscito. Já são mais de 800 comitês espalhados em todo país, sendo mais de 80 só em Pernambuco. A meta nacional é angariar pelo menos 10 milhões de votos na primeira semana de setembro, quando os comitês e pontos de apoio estarão colhendo os votos.
 
Em Pernambuco, a meta é coletar no mínimo 350 mil votos, um motante similar aos 4% do eleitorado do Estado que participaram, em 2010, do plebiscito da Alca. O Sindsep-PE já funciona, desde o dia 24 de julho, como um dos comitês do plebiscito e será local de votação entre 1º e 7 de setembro, assim como suas subsedes no interior do Estado.
 
Antes da votação em setembro, haverá o Curso dos Mil, um treinamento voltado para multiplicadores, previsto para acontecer no dia 16 de agosto, em Normandia, Caruaru, agreste de Pernambuco.
 
SERVIÇO
 
Dia Nacional de Luta pela Constituinte – 12 de Agosto
Ato do Sindsep-PE e Sintrajuf
Sede da Sudene – 7h30
Passeata pelo centro do Recife
Concentração 15h, em frente à Câmara de Vereadores
« Voltar

Receba Nosso Informativo

X