SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Dia Nacional de Lutas com atos públicos, mobilizações na internet e redes sociais

26/05/2020



 

Da Ascom Sindsep-PE

Esta quinta-feira, 27 de maio, Dia Nacional de Lutas dos trabalhadores brasileiros, contará com mobilizações na internet, redes sociais e atos públicos em diversas cidades do Brasil. Para marcar o dia, o Sindsep-PE irá reproduzir, em suas redes sociais, uma série de vídeos com o professor da UFPE e ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago sobre algumas das demandas que constam na pauta da Campanha Salarial 2020 dos servidores públicos federais. 

“Devido à quarentena rígida, adotada em Pernambuco, resolvemos optar por propagar a defesa do serviço público por meio desses vídeos. A ideia é repassá-los para o maior número de pessoas possível”, comentou o diretor de Imprensa do Sindsep e diretor da CUT, Fernando Lima.  

Paulo Rubem falará da importância da defesa do serviço público, da necessidade de mais investimentos no SUS, da luta contra a venda das estatais e empresas publicas e da necessidade de revogação da Emenda Constitucional 95/16. Também tratará da necessidade de se opor ao congelamento salarial dos servidores e do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Os vídeos estarão disponíveis no site do Sindsep (www.sindsep-pe.com.br) e em suas redes sociais: Sindsep-PE (Facebook) e   TV Sindsep-PE (YouTube). Eles também serão repassados pelo Whatsapp.

Já a Condsef/Fenadsef e o Sindsep/DF irão realizar um ato em Brasília, em frente à sede da Ebserh, empresa pública que gerencia os hospitais universitários, cujos trabalhadores estão na linha de frente do combate à pandemia de covid-19. O distanciamento social de dois metros deve ser respeitado e manifestantes devem comparecer com máscaras e placas com palavras de ordem. As entidades se organizaram para que não haja aglomeração de mais de 50 pessoas na atividade. 

Na ocasião, servidores e empregados públicos entregarão à presidência da empresa um abaixo-assinado organizado por seus trabalhadores, exigindo respeito, melhores condições de trabalho, segurança no ambiente, fornecimento adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs) e outras demandas. O ato está marcado para às 10 horas. "Exigimos respeito e segurança no trabalho", diz Sérgio Ronaldo da Silva, Secretário-geral da Condsef/Fenadsef. 

Outros atos serão realizados em várias cidades brasileiras que não estão seguindo a quarentena rígida. 

Um pouco mais cedo, às 9h30, as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo irão promover uma plenária virtual, com representantes de movimentos sociais de todo o Brasil, para debater a construção da campanha de impeachment de Bolsonaro diante do agravamento da crise sanitária, econômica e política do Brasil. 

No horário da tarde, às 15h, a CUT-PE realizará uma live para discutir e analisar a conjuntura que envolve o serviço público diante dos ataques desferidos pelo Governo Bolsonaro e seus aliados. A live será com o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, com o presidente da Fenasepe, Renilson de Oliveira, e com a presidenta da Confetam, Vilani Oliveira. A mediação será do presidente da CUT-PE, Paulo Rocha. O debate será transmitido pelos canais: @cutpernambuco (Instagram) e cutpernambuco (Facebook).  

A pandemia do novo coronavírus escancara a importância dos serviços públicos, que precisam ser expandidos. Para a Condsef/Fenadsef, a defesa da vida exige pesados investimentos na Saúde, mas não só. Também é necessária ampliação dos recursos destinados à Educação, aos Transportes, à Moradia e, em especial, aos servidores das três esferas (municipal, estadual e federal). Na contramão, Bolsonaro se aproveita da pandemia para avançar no desmonte do serviço público e na retirada de direitos dos servidores.

Os caminhos para o Brasil

Além das lives e da série de vídeos que irão ao ar nesta quinta-feira, os servidores federais podem ter acesso ao debate sobre os caminhos para um modelo de estado brasileiro pós-pandemia do novo coronavírus. O debate, que também tratou do papel dos servidores públicos no atual contexto, foi transmitido nessa quarta (26), nas redes sociais da Condsef/Fenadsef, mas continua disponível no canal: Condsef (YouTube).  

O diálogo foi mediado pela 1ª adjunta da Secretaria de Política Sindical e Formação da Condsef/Fenadsef e diretora de Formação Política Sindical do Sindsep-PE, Elna Melo e contou com a participação da ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão e ex-presidente da Caica Econômica Federal (CEF), Miriam Belchior, e da secretária sub-regional da Internacional dos Serviços Públicos (ISP) para o Brasil, Denise Motta Dau. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X