SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Dia Nacional e Internacional das Pessoas Idosas


Este é um dia para que todas e todos possam refletir sobre as pessoas idosas, sobre as questões que envolvem o envelhecimento e sobre a necessidade de proteção e cuidado desta parcela da população

Publicado: 01/10/2025

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu que o dia 1º de outubro passaria a ser o Dia Internacional das Pessoas Idosas.

Anos depois, no dia 1º de outubro de 2003, durante o primeiro governo Lula, foi instituído no Brasil o Estatuto da Pessoa Idosa – uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2006, o governo determinou que o 1º de outubro passasse a ser o Dia Nacional do Idoso e da Idosa. 

Esse dia tem como objetivo chamar a atenção da população brasileira e mundial para as demandas das idosas e idosos. Estão entre as Diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa a necessidade da promoção do envelhecimento ativo e saudável, da atenção integral e integrada à saúde e a necessidade de ações intersetoriais para essas pessoas.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa também destaca a importância de provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde, estímulo à participação e fortalecimento do controle social e formação e educação permanente dos profissionais de saúde da área. 

“Precisamos chamar a atenção para esta Política Nacional, desafiar estereótipos negativos e equívocos sobre o envelhecimento e as pessoas idosas e promover ações e políticas que façam com que essas pessoas realizem seu potencial”, comentou a coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE, Ana Estrela.  

Reflexão

Este é um dia para que todas e todos possam refletir sobre as pessoas idosas, sobre as questões que envolvem o envelhecimento e sobre a necessidade de proteção e cuidado desta parcela da população. 

“Todos precisam dar mais atenção e carinho as suas idosas e idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família. O envelhecimento saudável é alcançado quando as pessoas podem desenvolver suas capacidades individuais. Para que isso aconteça são necessárias ações multisetoriais que favoreçam a saúde física e mental das pessoas e das comunidades em favor do desenvolvimento das suas habilidades”, comentou a outra coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE, Ana Melo.  

A composição da população mundial mudou drasticamente nas últimas décadas. Entre 1950 e 2010, a expectativa de vida mundial subiu de 46 para 68 anos. Globalmente, havia 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2019. Nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar para 120 milhões em 2050 (225%).

E muitas dessas pessoas não têm acesso nem mesmo aos recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade. Muitas outras enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade.

“A vida de um idoso é um manual repleto de páginas valiosas. Histórias de muita superação, trabalho, amor e fé se misturam para formar um legado único. Somos como faróis, guiando a todos com nossa experiência e iluminando com nosso exemplo. Hoje, celebramos a beleza de uma vida longa, com muita luta, propósito e cheia de alegrias. Feliz dia do idoso e da idosa”, concluiu Ana Melo, que participou da Feira de Serviços, Cuidado e Cidadania da Pessoa Idosa, realizada na manhã desta quarta-feira (1º de Outubro), na Unicap.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X