SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Fonte: Ascom Sindsep-PE
27/07/2020
Esse período de isolamento social pode ser uma oportunidade para pegar aquele tempo livre e investir em formação voltada ao mundo do trabalho. E você pode fazer isso de graça, sabia? O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) está oferecendo cursos gratuitos de curta duração em formato à distância. Neste momento estão disponíveis gratuitamente três cursos (História do Movimento Sindical, Mercado de Trabalho no Brasil e Reforma Trabalhista). Inscrições através do site ead.escoladieese.edu.br.
Para entender o Mercado de Trabalho no Brasil o aluno será convidado a mergulhar na história do mercado de trabalho dos países centrais, conhecer os principais períodos históricos de constituição do mercado de trabalho no mundo, bem como refletir sobre a relação entre o caráter cíclico do capitalismo e a determinação do volume de empregos e salários. A partir daí serão apresentadas as características estruturais do mercado de trabalho no Brasil, desde sua origem até o período recente, destacando os principais momentos constitutivos do mercado.
Reforma Trabalhista: o que muda no sistema de relações do trabalho do Brasil tem como objetivo analisar o contexto, surgimento e estruturação do Sistema Brasileiro de Relações de Trabalho no Brasil (SBRT), suas principais características e impactos sobre o movimento sindical brasileiro a partir das modificações recentes da reforma trabalhista.
Aos que curtem movimento sindical, participam, já participaram ou querem participar, o curso História do Movimento Sindical é uma boa pedida. Este curso traz o contexto histórico do surgimento dos primeiros sindicatos na Europa e um percurso cronológico dos sindicatos no Brasil. A ideia é que o aluno compreenda o papel histórico dos sindicatos na constituição do mundo democrático contemporâneo.
Elna Melo, diretora do Sindsep-PE, que compõe também a Direção Executiva Nacional e Sindical Regional do Dieese em Pernambuco, conta que já fez os cursos de Negociação Coletiva, História do Movimento Sindical no Brasil e Mercado de Trabalho. “Com essa pandemia a Escola do Dieese se abriu para fazer cursos gratuitos e tem tido uma excelente receptividade. São cursos curtos, plataforma leve e simples. Eu tenho a impressão que isso facilita. Ajuda inclusive em relação à internet”, diz.
Para ela, passada essa pandemia, os tempos que virão serão de muitas dificuldades. “Eu recomendo. É um momento em que a gente precisa acumular esse conhecimento para saber como reconstruir, reorganizar toda essa dinâmica do mundo do trabalho”, analisa Elna.
« Voltar
INCRA QUER EXPULSAR REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SEUS PRÉDIOS
GOVERNO INSISTE NO TRABALHO AOS DOMINGOS, FLEXIBILIZAR SEGURANÇA E TERCEIRIZAÇÃO
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO COM PRESSÃO DE PARLAMENTARES NA INTERNET
GASTO COM STELLA E HEINEKEN EM UM SÓ PREGÃO BANCARIA REFEIÇÕES DE SOLDADO POR 10 ANOS
DIA NACIONAL DE LUTA MOBILIZOU TRABALHADORES DA EBSERH EM TODO PAÍS
CRESCIMENTO DE VAGAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS AUMENTA PRECARIZAÇÃO E AMEAÇA DIREITOS
CAMPANHA #ABRACEAVACINA MOBILIZA O BRASIL EM DEFESA DA VACINAÇÃO
SINDSEP PE REPUDIA SÉRIE PUBLICADA PELA EBSERH
TRABALHADORES DA EBSERH PROMOVEM DIA NACIONAL DE LUTA NESTE 1º DE MARÇO
IBAMA ESTÁ PARALISADO E MEIO AMBIENTE CONTINUA SENDO DESTRUÍDO