SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Dieese oferece cursos online, gratuitos e de curta duração. Aproveite!

Fonte: Ascom Sindsep-PE
27/07/2020



Esse período de isolamento social pode ser uma oportunidade para pegar aquele tempo livre e investir em formação voltada ao mundo do trabalho. E você pode fazer isso de graça, sabia? O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) está oferecendo cursos gratuitos de curta duração em formato à distância. Neste momento estão disponíveis gratuitamente três cursos (História do Movimento Sindical, Mercado de Trabalho no Brasil e Reforma Trabalhista). Inscrições através do site ead.escoladieese.edu.br.

Para entender o Mercado de Trabalho no Brasil o aluno será convidado a mergulhar na história do mercado de trabalho dos países centrais, conhecer os principais períodos históricos de constituição do mercado de trabalho no mundo, bem como refletir sobre a relação entre o caráter cíclico do capitalismo e a determinação do volume de empregos e salários. A partir daí serão apresentadas as características estruturais do mercado de trabalho no Brasil, desde sua origem até o período recente, destacando os principais momentos constitutivos do mercado.

Reforma Trabalhista: o que muda no sistema de relações do trabalho do Brasil tem como objetivo analisar o contexto, surgimento e estruturação do Sistema Brasileiro de Relações de Trabalho no Brasil (SBRT), suas principais características e impactos sobre o movimento sindical brasileiro a partir das modificações recentes da reforma trabalhista.

Aos que curtem movimento sindical, participam, já participaram ou querem participar, o curso História do Movimento Sindical é uma boa pedida. Este curso traz o contexto histórico do surgimento dos primeiros sindicatos na Europa e um percurso cronológico dos sindicatos no Brasil. A ideia é que o aluno compreenda o papel histórico dos sindicatos na constituição do mundo democrático contemporâneo.

Elna Melo, diretora do Sindsep-PE, que compõe também a Direção Executiva Nacional e Sindical Regional do Dieese em Pernambuco, conta que já fez os cursos de Negociação Coletiva, História do Movimento Sindical no Brasil e Mercado de Trabalho. “Com essa pandemia a Escola do Dieese se abriu para fazer cursos gratuitos e tem tido uma excelente receptividade. São cursos curtos, plataforma leve e simples. Eu tenho a impressão que isso facilita. Ajuda inclusive em relação à internet”, diz.

Para ela, passada essa pandemia, os tempos que virão serão de muitas dificuldades. “Eu recomendo. É um momento em que a gente precisa acumular esse conhecimento para saber como reconstruir, reorganizar toda essa dinâmica do mundo do trabalho”, analisa Elna.

 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X