SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Dilma Rousseff recebe centrais sindicais e se compromete a dialogar com trabalhadores


Em audiência anteontem, 8 de dezembro, com representantes das principais centrais sindicais, Dilma se comprometeu em analisar a pauta da classe trabalhadora, que tramita no Congresso Nacional

Publicado: 10/12/2014

Seguindo a linha do primeiro discurso que proferiu após ser reeleita, a presidenta Dilma Rousseff sinalizou para o diálogo com os trabalhadores em seu segundo mandato. Em audiência anteontem, 8 de dezembro, com representantes das principais centrais sindicais, Dilma se comprometeu em analisar a pauta da classe trabalhadora, que tramita no Congresso Nacional desde março de 2013 (ver resumo no quadro abaixo). Ela garantiu manter as políticas públicas de geração de emprego e renda e a política de valorização do salário mínimo.

Uma das maiores demandas dos servidores federais, a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - que trata da negociação coletiva no setor público – será discutida em um fórum específico, assim como o fator previdenciário. A presidenta disse que irá criar uma mesa de negociação permanente para discutir e apontar alternativas para essas duas pautas.

Presente na reunião, o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, se mostrou otimista com a sinalização do governo. "Além de tratar das prioridades da classe trabalhadora para os próximos quatro anos, a presidenta se comprometeu a valorizar o diálogo e a negociação com as centrais sindicais", salientou.

A coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira, elogiou a iniciativa do governo, mas chamou atenção para o compromisso que Dilma Rousseff assumiu durante a campanha eleitoral com a base dos servidores federais. São 11 pontos prioritários que a categoria espera serem contemplado no segundo mandato da presidenta.

Entre essas demandas estão uma política salarial para o setor público; isonomia entre benefícios pagos aos servidores dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; incorporação às aposentadorias da média dos valores das gratificações dadas aos salários nos cinco anos anteriores à saída do funcionário da ativa; paridade entre ativos e aposentados; cumprimento dos acordos firmados e que ainda continuam pendentes, entre outros pontos.

“Essas reivindicações são históricas. Nossa campanha salarial de 2015 vai se pautar pelo compromisso que a presidenta assumiu com os servidores nas eleições e que são inadiáveis”, disparou Graça Oliveira.

PAUTA DOS TRABALHADORES

• Fim do fator previdenciário
• Manutenção da política de valorização do salário mínimo
• Regulamentação da Convenção nº 151 da OIT , que normatiza o direito de negociação dos servidores públicos
• Correção da tabela do imposto de renda
• Reforma agrária e as políticas de fortalecimento da agricultura familiar
• Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário
• Reforma tributária
• Reforma política
• Regulamentação dos meios de comunicação
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X