SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Direção da EBSERH promete padronizar escalas e jornadas de trabalho


A Condsef e a comissão nacional de negociações dos empregados da EBSERH se reuniram no último dia 29 com a direção da estatal para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016. Nessa quarta rodada de negociações, a discussão girou em torno das escalas e jornadas de trabalho

Publicado: 04/05/2015

A Condsef e a comissão nacional de negociações dos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) se reuniram no último dia 29 com a direção da estatal para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016. Nessa quarta rodada de negociações, a discussão girou em torno das escalas e jornadas de trabalho.

Segundo o diretor da Condsef, Sérgio Ronaldo, a direção da EBSERH se comprometeu em conversar com os superintendentes de todo o Brasil e, num prazo de 30 dias, padronizar as escalas e jornadas de trabalho. “O problema é que cada Estado tem um modelo diferente, alguns estão até descumprindo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esse foi sem dúvida um compromisso importante”, dispara o sindicalista.

A direção da EBSERH se mostrou disposta em negociar, por exemplo, a mudança dos plantões diários para os de 12 por 36 horas. Ela também garantiu que permitirá a troca de plantões entre colegas. Nesse caso, irá elaborar critérios para essas excepcionalidades. Quanto à jornada de 30 horas semanais, os diretores da empresa já adiantaram que só por força da lei.

CLÁUSULAS ECONÔMICAS
No último dia 29, a EBSERH deveria dar um retorno sobre as cláusulas econômicas do acordo coletivo, mas não deu. A empresa pública alegou que ainda aguarda o aval do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) e se comprometeu em discutir o assunto na próxima rodada de negociações do ACT, prevista para o dia 13 deste mês.

A direção da EBSERH já adiantou que cláusulas econômicas serão de difícil negociação. Mas, os empregados da empresa pública não abrem mão da recomposição salarial. De acordo com o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dá pouco mais de 7%. Lembrando, a luta pelo aumento real continua, assim como o reajuste de benefícios, como o auxílio alimentação.

Ainda esta semana, os representantes da EBSERH de Pernambuco na comissão nacional de negociações do ACT devem realizar uma reunião para repassar com maiores detalhes os informes da reunião com a direção da empresa.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X