SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Domingo (15) é dia de eleição e trabalhador vota em trabalhador!


Escolher nomes comprometidos com a classe trabalhadora, com os servidores públicos federais, com o movimento sindical, com o interesse público e preocupados com os problemas cotidianos da população pode fazer a grande diferença

Publicado: 12/11/2020
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


No próximo domingo (15), milhões de brasileiros sairão de suas casas e irão se dirigir aos colégios eleitorais para utilizar um dos principais instrumentos que constituem uma democracia: o voto! Será o primeiro turno das eleições municipais 2020. Momento em que brasileiros e brasileiras escolherão seus representantes municipais para a tomada de decisões que irão influenciar diretamente na vida de todos.  

O voto consciente é fundamental para mudarmos a realidade do país, estado e município onde vivemos. Nessas eleições iremos escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que irão definir onde serão aplicados os recursos municipais provenientes dos impostos pagos pela população. Eles também irão elaborar, aprovar ou vetar propostas de leis que afetarão a vida de todos os moradores de cada um dos municípios brasileiros. Apenas em Pernambuco são 184 municípios.      

Escolher nomes comprometidos com a classe trabalhadora, com os servidores públicos federais, com o movimento sindical, com o interesse público e preocupados com os problemas cotidianos da população pode fazer a grande diferença em termos de qualidade dos serviços públicos, de educação, saúde, mobilidade urbana, segurança e da correta aplicação dos recursos. Eleger trabalhadores com  vocação para o exercício de mandatos e da liderança política é fundamental para evitar os reiterados escândalos que estamos cansados de assistir na política brasileira. 

Os eleitos devem ter compromissos com as aspirações, necessidades e demandas da população trabalhadora, devem se dispor a exercer com dignidade o mandato político, prestar contas dos seus atos, não tolerar negociatas, facilidades ou uso indevido do cargo público em benefício próprio ou de terceiros e defender a democracia brasileira e os princípios republicanos.

A quem interessa o voto nulo ou em branco? 

Importante destacarmos que a omissão das pessoas conscientes e corretas nas disputas eleitorais faz com que políticos inescrupulosos sejam eleitos e coloquem seus interesses particulares e de grupos acima dos interesses coletivos. 

É necessário termos a consciência de que os votos nulos ou em branco, que são descartados na fase da apuração, não produzem nenhum efeito positivo nas eleições. Muito pelo contrário. Ao invalidar o seu voto, o eleitor está repassando para os outros o poder de escolher quais representantes irão conduzir os rumos políticos dos municípios. E a escolha por parte do outro pode se dar da pior maneira possível. Ou seja, por meio da venda do voto, o que leva a eleição de políticos corruptos. 

Quem compra votos? 

O político que compra voto não tem que dar nenhuma satisfação de seu mandato para o eleitor. Isso faz com que esses políticos passem a atuar em interesse próprio ou dos empresários financiadores de suas campanhas. Por isso precisamos dizer não a venda do votos. A melhor forma de combatermos a corrupção na política é votarmos conscientemente em pessoas idôneas. 

Existe político honesto? 

Mas existem políticos idôneos, honestos e responsáveis com o dinheiro público? Existem! Existem seres humanos íntegros em todas as áreas e classes sociais. A honestidade não está diretamente relacionada ao dinheiro. Existem homens e mulheres com um poder aquisitivo alto honestos. Assim como existem homens e mulheres pobres e honrados. Existem políticos honestos, assim como existem médicos, garis, empregadas domésticas, jornalistas, faxineiras... idôneos. 

A desonestidade política se amplia a partir do momento que os trabalhadores honrados deixam de se envolver com a política. Quando deixam de se informar sobre os candidatos e votam nulo ou em branco. Afinal, o maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam. 

Portanto, nessas eleições restabeleça o poder do seu voto! Vote consciente em um representante da nossa categoria! Só quem está ao seu lado na luta, vai lutar para melhorar a sua vida. Trabalhador vota em trabalhador! 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X