SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Dosimetria é anistia e anistia é mais um golpe contra a democracia!


Considerada como uma verdadeira anistia, a PEC teve como principal objetivo beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe

Publicado: 10/12/2025

O Congresso Nacional, um dos mais reacionários das últimas décadas, está passando com um tanque de guerra por cima dos interesses da população brasileira e do Brasil. É golpe atrás de golpe! Não é à toa que ele recebeu o apelido de maior inimigo do povo.  

Depois de projetos como o PL para aumentar o número de deputados, a derrubada dos impostos das Bets e Fintechs, a PEC da Bandidagem, o PL da Devastação, o Marco Temporal e o favorecimento de facções criminosas, a Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), a PEC da Dosimetria. A ideia é a de reduzir drasticamente as penas para os golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. 

Considerada como uma verdadeira anistia, a PEC teve como principal objetivo beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e planejamento do assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Mas além de Bolsonaro, a PEC da Dosimetria irá beneficiar todos os envolvidos na tentativa de golpe de Estado. 

A Proposta foi aprovada porque o Congresso Nacional está dominado por golpistas aliados de Bolsonaro. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem agido como um opositor ao Governo Federal e aos interesses da maioria da população brasileira. E ele recebe o apoio de políticos do Centrão e da extrema direita bolsonarista que sempre votam contra o povo.  

Segundo cálculo do relator da PEC da Dosimetria, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o tempo de prisão que Bolsonaro teria que cumprir na cadeia cairá para pouco mais de dois anos. O PL foi aprovado com 291 votos a favor. E a grande maioria desses deputados são de partidos como o PL, Republicanos, União Brasil, Podemos, PP, PSD, PSDB, MDB, PRD e Novo.

Precisamos destacar que a PEC teve a oposição de 148 deputados, que votaram NÃO à anistia. Todos políticos progressistas, de partidos de esquerda, que tiveram coragem de defender a democracia brasileira. 

Hugo Motta também marcou para hoje a votação da cassação do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Glauber denunciou, insistentemente, as falcatruas que vinham sendo cometidas dentro da Câmara por meio do orçamento secreto, citando por diversas vezes o nome do ex-presidente da Casa, Arthur Lira, e se tornando seu desafeto. 

Na noite dessa terça-feira (09), inclusive, Hugo Motta, o inimigo número 01 do Brasil, agiu como um ditador ao mandar a Polícia Legislativa retirar Glauber Braga da Mesa Diretora, o que foi feito de forma violenta, ao mesmo tempo em que mandou retirar todos os jornalistas do Plenário e cancelou a transmissão da TV Câmara. 

E a Reforma Administrativa? 

Precisamos ficar muito atentos porque os deputados do Centrão e da extrema direita bolsonarista estão, constantemente, votando a favor dos interesses dos grandes empresários e dos seus próprios interesses, enquanto deixam as demandas da classe trabalhadora de lado. 

São eles que estão tentando aprovar a Reforma Administrativa que irá destruir os serviços públicos brasileiros, prejudicando toda a população, para beneficiar a classe empresarial. 

Hugo Motta já afirmou que deve colocar a votação da Reforma Administrativa direto no Plenário, sem debate nas comissões da Casa. A ideia é aprovar o desmonte dos serviços públicos ainda este ano para ofertá-lo como presente de fim de ano para os empresários e para o mercado financeiro. 

Mas não iremos permitir! 

Entre no site na Pressão e envie mensagens por telefone, e-mail ou redes sociais. 

>> Contra a PEC 3Oitão, acesse o "Na Pressão" AQUI

Não é Reforma! É a destruição dos serviços públicos!



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X