SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

EDITORIAL: Luta contra a PEC 55 é de de todos


Mais um ato público tomou conta do Brasil e paralisou várias categorias, nessa sexta, 25, somando-se ao movimento de resistência dos estudantes e dos trabalhadores da educação contra a PEC 55, antiga 241

Publicado: 25/11/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Mais um ato público tomou conta do Brasil e paralisou várias categorias, nessa sexta, 25, somando-se ao movimento de resistência dos estudantes e dos trabalhadores da educação contra a PEC 55, antiga 241, cujo objetivo principal é congelar os investimentos na saúde, educação e demais políticas públicas por 20 anos, a título de ajuste fiscal. Por outro lado, a mesma PEC não propõe nada para controlar a dívida pública brasileira, que corresponde a 45% do PIB, deixando os lucros para os banqueiros e a conta para a população. 

Nesse cenário de resistência, a direção do Sindsep-PE faz questão de frisar dois aspectos importantes.  Primeiro é que a luta encampada não pode ser travada apenas pelo conjunto de trabalhadores atentos ao movimento sindical e aos estudantes, que estão promovendo uma série de ocupações em forma de protesto. A luta é de todos. A maioria da população será inevitavelmente vítima de retrocessos e arrochos advindos da PEC 55.  

Segundo aspecto é que, se a luta é por direitos, mais saúde, educação e serviços públicos de uma forma geral é importante, mais do que nunca, bater panelas porque a PEC 55 é o prenúncio de arrocho salarial, de desvalorização do salário mínimo e precarização da máquina pública.

Diante dos fatos, fica evidente que a PEC 55 não é solução. É sim, um agrado ao mercado financeiro e um subterfúgio para o projeto maior, que é diminuir o Estado brasileiro com privatizações, sucateamento da máquina, entreguismo das riquezas nacionais e fim de direitos trabalhistas. E ai, você vai ficar parado?

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X