SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

EDITORIAL: Vacinação segura e eficaz para todos!


O Sindsep defende a vacinação em massa no Brasil porque entende que esse é o melhor caminho para controlar a propagação do vírus, além das medidas de higiene e distanciamento social defendidas pelas autoridades sanitárias

Publicado: 16/12/2020
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Diante da polêmica em torno da vacinação no Brasil e do desserviço do governo Bolsonaro - que insiste em negar a pandemia e quer agora a todo custo desqualificar as vacinas contra o coronavírus, principalmente as chinesas –, levando em consideração também que hoje mais da metade dos associados são aposentados e pensionistas, ou seja, com uma faixa etária mais avançada, a direção do Sindsep-PE se sente no dever de ser posicionar sobre o assunto. 

O Sindsep defende a vacinação em massa no Brasil porque entende que esse é o melhor caminho para controlar a propagação do vírus, além das medidas de higiene e distanciamento social defendidas pelas autoridades sanitárias.

Existem no momento mais de 200 vacinas sendo desenvolvidas no mundo, sendo dessas, dez bem próximas de uma autorização aqui no país. Sendo assim, a entidade defende toda e qualquer vacina, desde que aprovada por órgãos sanitários internacionais. 

Para o sindicato, não importa a origem do país que desenvolveu a vacina, basta que ela seja eficaz, garanta proteção à população e controle essa grande pandemia.

Fazendo um recorte da situação epidemiológica em Pernambuco, a situação é cada vez mais difícil. A ocupação dos leitos já se aproxima dos 90%. Os hospitais de campanha e leitos de retaguarda que foram desativados estão sendo novamente ativados e deixa toda a população em alerta. 

Qualquer vacina só será liberada no país quando sua eficácia for comprovada. É preciso descontruir as fakenews em torno das vacinas. A agilidade no desenvolvimento de imunizantes se dá pela gravidade da epidemia e pelos investimentos que estão sendo feitos na ciência para se descobrir a forma de controlar o coronavírus.

Não faz sentido tomar como exemplo vacinas desenvolvidas há décadas atrás, que demoraram anos para chegarem à aprovação. Hoje a ciência está mais desenvolvida e tem todo um know-hall sobre o assunto, principalmente depois da última pandemia de H1N1 (gripe suína), no início da década passada.

Então, que as vacinas sejam aprovadas e distribuídas aos estados e municípios através do SUS, por meio do Plano Nacional de Imunização, que existe a quase meio século, sendo um dos maiores programas de saúde pública do mundo. Que o governo seja capaz de atender toda a população brasileira, disponibilizando insumos, como seringa, álcool, algodão, tudo que se faça necessário.

Defendemos vacina para todos os brasileiros. Que a vacinação seja uma conquista da sociedade. Precisamos pressionar as autoridades. A vacina salva vidas e protege a população contra esse maldito vírus.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X