SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Em Brasília, programação intensa da Condsef/Fenadsef em defesa dos servidores federais

Fonte: Ascom Sindsep-PE
10/06/2020



A cada segunda a Condsef/Fenadsef se reúne por videoconferência com entidades nacionais do setor e líderes de partidos do campo progressista para discutir estratégias de luta no Congresso Nacional. Aos sábados, mais reunião virtual com parlamentares, mas dessa vez por região, com deputados e senadores para discutir saídas para as crises da covid-19 e política. Essas são as reuniões fixas. No resto da semana, os encontros acontecem por demanda, e pode ter certeza, são muitas, principalmente nesse momento de pandemia. 

Em Brasília, a Condsef/Fenadsef não para. “O teletrabalho consume até mais, ontem (09/06) já passava das 21h e ainda estava em reunião”, conta o secretário geral da entidade, Sérgio Ronaldo da Silva. São várias demandas urgentes, como a mobilização pelo veto ao artigo 8º do Projeto de Lei 39/20. A matéria tem até o dia 27 para ser votada pelo Congresso.

“Precisamos vetar esse artigo 8º, tirar essa cláusula de barreira, porque ela vai afetar todos os trabalhadores do serviço público, seja ela celetista (CLT) ou estatutário (RJU)”, explica Sérgio Ronaldo.

O secretário geral da Condsef/Fenadsef também se diz bastante preocupado com as declarações constantes do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na tentativa de reduzir salários dos servidores. “Servidor não é o vilão da história”, dispara o sindicalista.

A Condsef/Fenadsef também reforça nesse momento de pandemia a luta em defesa do Sistema Único de Saúde, o SUS. “Um ministério sem ministro, tutelado por militares e com o interino (ministro) que não entende de saúde, nem de geografia, não entende de nada”, critica Sérgio Ronaldo.

RETORNO GRADUAL
Enquanto mantém as atividades no campo virtual, a Condsef/Fendsef planeja um retorno gradual das atividades, sem data prevista. “Estamos avaliando ainda a retomada das atividades para que ela aconteça de forma segura”, destaca o secretário geral da entidade.

Da mesma forma que a Condsef/Fendsef tem cautela para o retorno das suas atividades, a entidade está lutando para que os servidores federais que compõem a sua base também possam voltar às atividades presenciais com segurança.

“Estamos acompanhando uma ação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal para evitar um retorno brusco como o governo está querendo fazer”, conta Sérgio Ronaldo.

Além de todas essas atividades, a Condsef/Fenadsef também está realizando lives com temas de interesse da categoria. A entidade já está programando uma nova live para o dia 17. Em breve o Sindsep-PE irá divulgar mais informações sobre o assunto.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X