SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Em conferência em BH, ativistas de todo o país debatem o Plano Nacional de Formação da CUT

Fonte: Ascom Sindsep-PE
31/05/2019



  • REPRESENTAÇÃO A delegação dos servidores federais na Conferência da CUT



Entre os dias 27 e 31 de maio, mais de 400 pessoas, representando as cinco regiões do Brasil, participaram da 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, que aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram cinco dias em que estudantes e trabalhadores, sindicalistas e representantes dos movimentos sociais, discutiram os principais temas que pautam o mundo do trabalho e os ataques à classe trabalhadora que vêm sendo impostos pela política ultraneoliberal que implantada não só no Brasil, mas no mundo todo.

A diretora de Formação do Sinsep-PE, Elna Melo, representou o sindicato no evento, que foi fruto de encontros menores de formação nos estados e nos municípios do interior. Ao total foram 27 conferências estaduais e seis conferências temáticas, quando foram eleitos delegados no Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste. Em Pernambuco, a atividade aconteceu em abril, no Assentamento Normandia, em Caruaru.

“A formação precisa ser compreendida como algo contínuo. Não pode só ficar no discurso. Formação é dia a dia, é postura. Precisamos encontrar uma maneira para que as pessoas assimilem a formação como um processo. O discurso não pode estar distante da prática. Sim, é preciso financiamento para formação. Mas esse financiamento não é apenas o dinheiro. Precisa de financiamento político, de respeito. É possível até fazer formação sem dinheiro. Mas, enquanto existir distância entre o discurso e a prática, não vamos conseguir avançar. A jornada formativa é diária”, avalia Elna.

Além de Elna, o ex-presidente do Sindsep-PE e  diretor da Condsef/Fenadsef, Jurandir Liberal, também representou os servidores federais de Pernambuco na conferência. Ele, inclusive, apresentou seu trabalho de conclusão de curso de uma especialização que fez pela Escola  de Formação Sindical da CUT Nordeste. No estudo, Jurandir analisou as variação do número de associados ao Sindsep. Elna e Jurandir se somaram a uma delegação de vários sindicalistas do setor público federal presente no evento.

TEMÁTICAS

Dentro da programação dos quatro dias da conferência em Belo Horizonte, houve momentos para grandes palestras, como as que aconteceram no dia 29, com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff e da presidenta da CUT chilena, Bárbara Figueroa. Houve também discussões em grupo e rodas de diálogo para discutir o atual cenário de crise política, econômica e de hegemonia e apontar alternativas para combater a retirada de direitos da classe trabalhadora, além de apresentar propostas e estratégias para a produção do Plano Nacional de Formação da CUT (PNF), o qual sairá como resultado da 4ª conferência e será apresentado no Congresso Nacional da CUT, marcado para outubro próximo.

A 4ª Conferência da Formação da CUT, cujo tema central foi Somos e fazemos o trem da história, foi dividida em eixos temáticos, onde foram discutidos aspectos que vão desde a política de formação, passando pelo financiamento e as ferramentas que vão nortear o PNF CUT. A Fundação Perseu Abramo foi uma das entidades parceiras do evento, contribuindo com pesquisas e uma vasta bibliografia que produz sistematicamente. A Conferência aconteceu no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

Elna Melo elogiou a pluralidade presente na conferência, destacando a participação da juventude no evento. “Vimos pessoas novas e esperamos que esse oxigênio contamine e promova um certo conflito e inquietações que são positivos”, destacou.


« Voltar



Receba Nosso Informativo

X