SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Em preparo para 4ª CNGTES, Condsef e filiadas enaltecem SUS por seus 34 anos


Para que o SUS continue atendendo a população e se aproxime definitivamente, na prática, dos objetivos pelos quais foi criado, há 34 anos, seguiremos em luta

Publicado: 20/09/2024

Foto: Ministério da Saúde

Da Condsef/Fenadsef

Nessa quinta-feira, 19, que marca os 34 anos de criação do SUS (Sistema Única de Saúde), a Condsef/Fenadsef e suas filiadas reafirmam a luta histórica para assegurar a valorização de seus servidores e um orçamento público que priorize o direito essencial de acesso à saúde, garantido em nossa Constituição.

A Confederação, que representa cerca de 80% de servidores do Executivo Federal, e também, desde o princípio, empregados públicos da Ebserh, tem orgulho de ter em sua base trabalhadores que se dedicam integralmente ao SUS e, apesar dos desafios que enfrentam no dia a dia, se esforçam para garantir o acesso à saúde integral e universal ao povo brasileiro. 

Jamais esqueceremos que foi o SUS o responsável por salvar milhões de vidas de brasileiros durante a pandemia da Covid-19. Naquele momento, a CUT, da qual a Condsef/Fenadsef é filiada, organizou ampla campanha “Defender o SUS é Defender a Vida” que deve ser permanente.

A Condsef/Fenadsef e suas filiadas estão em pleno preparado para participar da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o apoio do Ministério da Saúde (MS), a conferência acontece em Brasília de 10 a 13 de dezembro de 2024.

Entre os eixos centrais da 4ª CNGTES está assegurar "trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS", como uma agenda estratégica para o futuro do Brasil. 

O Sistema Único de Saúde foi instituído pela Constituição Federal de 1988 para atender ao mandamento constitucional que classifica a saúde como um direito de todos e dever do Estado. A partir da sua criação, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal gratuita, financiada com recursos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde existentes no mundo, o SUS deveria garantir acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos. 

Para que o SUS continue atendendo a população e se aproxime definitivamente, na prática, dos objetivos pelos quais foi criado, há 34 anos, seguiremos em luta. 



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X