SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Encontro Nacional dos Aposentados e Pensionistas

23/01/2020



 

Para discutir o aumento no percentual da contribuição previdenciária cobrada de servidores aposentados e debater formas de mobilização em torno de outros temas importantes, a Condsef/Fenadsef realizou nesta quinta-feira (23) o seu Encontro Nacional dos Aposentados e Pensionistas, em Brasília. O Sindsep-PE participou do encontro com o seu diretor de Imprensa, Fernando Lima e a diretora de Formação, Elna Melo. De Pernambuco, também o diretor da Condsef, Jurandir Liberal. 

O número de servidores aposentados cresceu exponencialmente nos últimos anos, uma corrida estimulada pela insegurança com novas regras previdenciárias muito injustas para quem estava prestes a conquistar o direito a aposentadoria. E esses servidores, junto com os pensionistas, serão muito afetados com a reforma da Previdência. Isso porque a reforma também cria nova alíquota progressiva que irá reduzir o valor final da aposentadoria e pensão recebidas, abre espaço para criação de alíquota extra de inativos e pensionistas e proíbe acumulação de benefícios. 

Para os servidores federais, que contribuem sobre todo o salário, as alíquotas efetivas sobem um bocado. Atualmente, a alíquota é de 11%. Com a reforma, elas vão variar de 7,5% a 22%. Mas o pior ainda não é isso. A face mais terrível da reforma é que ela teve repercussão sobre o valor das pensões e sobre a acumulação de aposentadorias e pensões. 

Um servidor (a) que recebia uma aposentadoria de R$ 5 mil, deixava a pensão integral para seu cônjuge porque esse valor é menor que o teto. Mas hoje, depois da reforma, ele deixará uma pensão de apenas R$ 1,9 mil.
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X