SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Entidades lançam cartilha que esclarece sobre os males da reforma para servidores


Sob o lema “o jogo não acabou”, a cartilha cita os diversos grupos de servidores e o que a reforma irá trazer de malefícios a cada um dos casos

Publicado: 19/08/2019

Uma cartilha com informações sobre os riscos que a PEC 06 da Reforma da Previdência do governo Bolsonaro trará para os servidores públicos brasileiros foi lançada na semana passada. O lançamento ocorreu em evento, realizado no Senado Federal, em Brasília, durante um debate envolvendo especialistas de diversos campos e representantes de entidades e centrais sindicais. O documento pode ser encontrado AQUI 

Sob o lema “o jogo não acabou”, a cartilha cita os diversos grupos de servidores e o que a reforma irá trazer de malefícios a cada um dos casos. O material é uma iniciativa de várias entidades (Asibama-DF, Ascema Nacional, Condsef, ARCA, Afipea, Andeps, AsMinC, Assecor, INA e SindGCT) e contou com ajuda técnica especializada em previdência.

A cartilha traz dados e faz projeções para esclarecer os impactos sobre a vida dos servidores. As informações vão de encontro ao que o governo e os grandes meios de comunicação propagam de forma parcial para tentar convencer a população da necessidade de uma reforma que irá destruir o sistema previdenciário público brasileiro. 

“Para ter o apoio da população, eles inventaram a história de que a previdência está falida e de que, em alguns anos, não poderia mais pagar as aposentadorias. Mas isso é mais uma mentira desse governo. Na verdade, a Previdência tem seus recursos desviados para outros fins. Mas mesmo que fosse deficitária, ela é uma política pública e o governo teria como obrigação atender as demandas da população, ao invés de sacrificá-la. As mudanças que querem promover afetarão negativamente a vida dos servidores, de suas famílias e de todos os trabalhadores brasileiros”, comentou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.    

Além de suprir a necessidade de informações de forma objetiva e imparcial, a cartilha é mais um documento para embasar as pressões contra pontos graves e ataques a direitos contidos no texto que, agora, já tramita no Senado. 

Sem negar a necessidade de uma reforma para ajustar o sistema Previdenciário, de tempos em tempos, principalmente em razão das mudanças econômicas, sociais e populacionais, a cartilha avalia que a PEC 06 está equivocada, pois compromete a própria missão da Previdência, ao enfraquecer a proteção do trabalhador sem condições de sustento por meio da atividade laboral.

“Com efeito, a PEC 6 atinge duramente os servidores federais de todas as gerações. Os que estão na ativa terão que trabalhar muito mais tempo para conseguir uma aposentadoria achatada, de forma que o provento da maioria não alcançará nem mesmo o teto do INSS. Os já aposentados perderão uma parte considerável dos seus atuais rendimentos. E as famílias que dependerem de pensões por morte terão quedas dramáticas em seus padrões de vida”, destaca trecho da cartilha.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X