SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Extrema direita quer criar caos para viabilizar golpe com apoio dos EUA, diz deputado Rogério Correia


Parlamentar do PT condena obstrução do PL no Congresso, critica tentativa de anistiar golpistas e defende democracia

Publicado: 06/08/2025

Deputado federal Rogério Correia (PT-MG) - Reprodução/Câmara dos Deputados

Do Brasil de Fato

Na volta dos trabalhos do Congresso Nacional após o recesso, nessa terça-feira (5), o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) fez duras críticas à atuação da extrema direita. Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, o parlamentar afirmou que a mobilização promovida pelo Partido Liberal (PL) em prol da anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em prisão domiciliar desde segunda (4), busca “criar um caos” para abrir caminho a uma nova tentativa de golpe, com apoio externo.

“Eles impediram o funcionamento do Congresso Nacional, assim como querem impedir também que o Supremo Tribunal Federal faça o julgamento daqueles que tentaram um golpe no país. Ou seja, eles estão fazendo uma interrupção do processo democrático brasileiro”, disse.

Para o parlamentar, a pressão da direita para votar o Projeto de Lei (PL) da Anistia, que pretende perdoar participantes do 8 de janeiro de 2023, não deve prosperar no Parlamento. “Não há um menor clima para isso ser votado aqui no Congresso Nacional, a não ser que houvesse um procedimento de ruptura institucional no Brasil e de um golpe que estaria sendo feito a partir, inclusive, da desmoralização do Supremo Tribunal Federal”, declarou.

Sobre as declarações do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), que prometeu pautar a anistia caso assuma a presidência da Câmara, Correia minimizou. “É mais bravata dele em relação ao tema. Mas é fato, repito, que eles querem criar um caos no Brasil, social e econômico, para ter algum tipo de governo autoritário”, observou.

O deputado cobrou uma resposta firme dos atuais presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) respectivamente, diante da obstrução promovida por parlamentares bolsonaristas. “Se isso for agora a moda, possível de ser feito, acabou o Congresso Nacional do ponto de vista dos debates aqui democráticos. […] Este caso vai parar na Comissão de Ética, mas não para passar a mão na cabeça, para ter uma punição real.”

Trama com EUA

Correia afirmou ainda que setores da extrema direita articulam com interesses estrangeiros para desestabilizar o país, e associou essa movimentação à relação da família Bolsonaro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Recentemente, Trump anunciou tarifas contra produtos brasileiros e ameaçou ampliar retaliações pessoais a ministros do STF.

Para o deputado, trata-se de uma ofensiva coordenada para atacar a soberania nacional. “Agora se amarram também às pretensões do império americano, que tem objetivos claros em relação ao Brasil, querem submeter o Brasil aos interesses norte-americanos”, disse.

Segundo ele, o objetivo seria acessar recursos estratégicos como nióbio e lítio, por meio de uma “guerra híbrida” que enfraqueça o governo Lula (PT). “Eles declararam guerra ao Brasil, não é uma guerra tradicional, mas a chamada guerra híbrida, e apostam que vão desestabilizar o governo do presidente Lula, fortalecer a extrema direita e, a partir dela, ter expectativa de quebrar a soberania nacional”, nacional.

Diante disso, o deputado defendeu que o governo federal assuma o controle de empresas estratégicas ligadas à mineração, como a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge). “Que façamos uma grande empresa estratégica nacional, para que esta empresa veja como o Brasil vai, a partir do seu solo, produzir, estrategicamente, elementos que são importantes para o mundo”, apontou.

Veto ao PL da Devastação

Correia avalia que o presidente Lula deve vetar os principais pontos de projetos como o PL da Devastação e a liberação de R$ 30 bilhões para o agronegócio, o que pode acirrar ainda mais os embates entre o Executivo e o Legislativo. “Penso que o presidente Lula vai vetar a essência desses projetos, que nada têm a de bom para o nosso povo. E isso, com certeza, cria mais atritos. Por isso que a conjuntura é tão dinâmica e precisamos da presença do povo, dos movimentos sociais e populares nesse processo”, indicou.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X