SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Falsos advogados e associações fantasmas continuam dando golpes em servidores

31/07/2014



Está se tornando cada vez mais comum servidores federais serem vítimas de golpes, seja por supostos empréstimos consignados, seja por advogados charlatões ou por associações fantasmas. O Sindsep-PE tem sido frequentemente procurado por seus associados que caem em armadilhas dessa natureza. Os alvos preferidos são aposentados e pensionistas e aqueles que têm ação na Justiça e esperam há anos para recebê-las. Esse tipo de fraude é muito antigo e não é de agora que o sindicato vem alertando os servidores quanto aos estelionatários.
 
Com a velocidade da informação e com a facilidade para se comunicar, não dá para entender como é que as pessoas ainda caem nesse tipo de golpe. É bem verdade que, às vezes, pela ânsia de receber uma ação judicial e pela oratória de certos estelionatários, o servidor se deixa enganar. Foi o que aconteceu recentemente com um associado do sindicato, que recebeu uma ligação de um “advogado” oferecendo seus serviços para agilizar a liberação do pro-cesso dos 28,86%, uma ação líquida e certa dos servidores federais, que vem sendo favorável à categoria ao longo dos anos.
 
Para fazer andar o processo, o “advogado” cobrou do servidor o pagamento antecipado dos honorários advocatícios, que assim o fez. O resultado não poderia ser outro: o charlatão sumiu sem nada fazer. Detalhe: esse servidor realmente tinha o processo dos 28,86% na Justiça, só que numa ação coletiva defendida pelo Sindsep. Ora, se o servidor já está sendo representado judicialmente pelo sindicato, por que acreditar em um pseudoadvogado que não tem nenhuma relação com a entidade? Nessas horas, é preciso refletir melhor antes de agir, senão o prejuízo pode ser grande.
 
O Sindsep acompanha todas as etapas da tramitação das ações que defende na Justiça e, quando o processo é concluído e o pagamento liberado, a entidade envia telegrama para casa do associado beneficiado. Por isso, antes de se render a um bom discurso, o servidor deve consultar o Jurídico do sindicato. Também tem se tornado comum associações fantasmas utilizarem essa mesma prática para enganar servidores públicos. Algumas dizem representar a categoria em nível nacional e apresentam sede em outro estado, o que dificulta sua localização física por parte das vítimas.
 
Numa dimensão ainda maior, os golpes com empréstimos consignados estão cada vez mais sofisticados. São quadrilhas organizadas especializadas em comprometer parte dos salários dos servidores. Por isso, todo cuidado é pouco. É bom desconfiar das promessas fáceis. O Sindsep chama atenção de seus associados para ficarem atentos a esses tipos de golpes. A assessoria jurídica da entidade está à disposição dos servidores, em horário comercial (8h às 18h), de segunda a sexta-feira.
« Voltar

Receba Nosso Informativo

X