Filiado à Cut e à Condsef/Fenadsef

Notícias

Familiares e amigos se despedem de Zezéu Ribeiro

27/02/2015



Familiares e amigos do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Zezéu Ribeiro, participaram da sua despedida, na manhã de hoje, no cemitério Jardim da Saudade. Zezéu Ribeiro, 65 anos, morreu após uma hemorragia digestiva. Ele chegou a ser transferido de Salvador para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde aguardava por um transplante de fígado, mas acabou falecendo no último dia 25.

Nascido na Bahia, o engenheiro Zezéu Ribeiro era uma das principais referências da esquerda e do movimento sindical naquele estado. Ele foi um dos profissionais que lutou pela retomada do Sindicato dos Engenheiros da Bahia. Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1982, Zezéu foi vereador, deputado federal por três mandatos, secretário do Planejamento da gestão do ex-governador Jaques Wagner e presidente do PT.

Na Câmara dos Deputados, coordenou a bancada do Nordeste e destacou-se por meio de proposições sobre questões de moradia e superação das desigualdades regionais, tendo sido um dos maiores articuladores para a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele foi relator do Projeto de Lei Complementar que institui a Sudene e do Projeto de Emenda Constitucional que vincula 2% das receitas da União e 1% das receitas dos estados e municípios para a produção de moradias sociais.

O governo decretou três dias de luto por sua morte. “Além de ser um grande amigo, Zezéu Ribeiro foi uma figura fundamental para o movimento sindical baiano e política brasileira. Uma pessoa sempre preocupada com o coletivo, que lutou pela igualdade e defesa da democracia”, destacou o diretor do Sindsep-PE, o também engenheiro Jurandir Liberal, que foi a Bahia se despedir do companheiro. Os dois sindicalistas lutaram no mesmo período pela retomada dos sindicatos dos engenheiros de ambos os estados, época em que se conheceram.
 



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais