Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 11/03/2019
Da Ascom Sindsep-PE
A classe trabalhadora brasileira vem enfrentando uma guerra contínua, desde o golpe contra a democracia nacional, por meio de ataques aos seus direitos e aos sindicatos. Diante da situação, a Internacional de Serviços Públicos (ISP) resolveu realizar, com o apoio da Condsef/Fenadsef, seu Seminário Internacional no Brasil.
O Seminário Internacional de Resistência e Organização Sindical acontecerá nesta quarta (13) e quinta-feira (14), em Brasília, e irá reunir sindicalistas de todo o mundo para debater experiências de resistência contra governos autoritários de alguns países, além da reestruturação e renovação da organização sindical. O objetivo é o de troca de informações sobre os possíveis caminhos a serem trilhados contra o golpe instituido no Brasil desde 2016.
Depois da reforma Trabalhista do golpista Michel Temer, o governo Jair Bolsonaro (PSL) apresentou uma proposta de reforma da Previdência que promoverá o caos social no Brasil, afetando, sobretudo, a população mais carente e impossibilitando o acesso à aposentadoria e reduzindo o valor dela para grande parte dos brasileiros.
Com o objetivo de dificultar a mobilização nacional contra essa reforma, Bolsonaro decidiu assinar a Medida Provisória (MP) 873, que acaba com o desconto em folha da contribuição sindical dos trabalhadores que optaram por serem sindicalizados. Apesar de ser inconstitucional, a MP entra em vigor imediatamente e enfraquece as entidades sindicais, que têm, nesses recursos, as condições estruturais para financiar as lutas de suas categorias.
“Esse é o momento de nos unirmos e buscarmos todas as formas possíveis de nos contrapor ao desmonte dos serviços públicos. Não podemos deixar que destruam o Brasil”, comentou o secretário geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RESISTÊNCIA E ORGANIZAÇÃO SINDICAL
PROGRAMAÇÃO:
QUARTA-FEIRA – 13 DE MARÇO
9:00 - Abertura e saudações de boas-vindas
Apresentação dos objetivos do Seminário
• Denise Motta Dau, Secretária Sub-regional do Brasil - ISP Interamericas
• Internacional de Serviços Públicos
• Sérgio Ronaldo, Secretário Geral, Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CONDSEF/FENADSEF
9:30 - Experiência Canadá – Uma década de um governo conservador: Como se defender de ataques neoliberais e legislativos ao movimento sindical
• Euan Gibb, ISP Interamericas - Internacional de Serviços Públicos
10:10 - Debate
11:15 - Experiência Estados Unidos – Janus e os estados ´direito a trabalhar’
• Ginny Coughlin, SEIU | Service Employees International Union
11:55 - Debate
14:00 - Experiência Peru – Fujimori e os ataques contra liberdade sindical
• Luis Delgado, CGTP -Confederación General de Trabajadores del Perú
14:40 - Debate
15:45 - Experiência Uruguai – Enfrentamento à Ditadura, reconstrução da Frente Ampla e da organização sindical
• Milagro Pau, PIT-CNT- Plenario Intersindical de Trabajadores –
Convención Nacional de Trabajadores
16:20 - Debate
QUINTA-FEIRA – 14 DE MARÇO
9:00 - Experiência Chile - 17 anos de ditadura e os ataques neoliberais atuais
• José Pérez Debelli, ANEF -Asociación Nacional de Empleados Fiscales
9:40 - Debate
10:45 - Experiência Brasil - Retrocessos: Reforma trabalhista destinada a destruir diretos e a organização sindical
• 10:45 -11:10 Edvaldo Pitanga, Secretário de Relações Internacionais, CONDSEF/FENADSEF - Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal- Desafios para a Renovação na Organização Sindical dos Servidores Federais
• 11:10-11:35 Patrícia Pelatieri, Coordenadora Nacional de Pesquisa do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Diagnóstico e Desafios para o Setor Público
• 11:35-12:00 Instituto Lavoro – Desafios para a Negociação Coletiva e a Queixa das Centrais Sindicais na OIT sobre a Convenção 151 .
12:00 - Debate
14:15 - Integração dos casos e Diálogo
16:00 - Conclusão do Seminário