SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Federais constroem calendário de mobilização visando greve em março


Com indicativo de greve para o início mês de março, os servidores públicos federais estão unidos e mobilizados para pressionar o governo a abrir o processo de negociação com a categoria

Publicado: 20/01/2022
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Com indicativo de greve para o início mês de março, os servidores públicos federais estão unidos e mobilizados para pressionar o governo a abrir o processo de negociação com a categoria, que luta este ano por um reajuste linear (para todas as carreiras) de 19,99%. Como parte dessa mobilização, nessa quinta-feira, 20, a Condsef/Fenadsef realizou uma plenária nacional com os sindicatos de sua base, inclusive o Sindsep-PE. Foi encaminhado um calendário de atividades (ver arte ao lado).

Nesta sexta-feira, 21 de janeiro, a Condsef/Fenadsef participa de uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Publicos Federais (Fonasef). Dia 27 tem reunião ampliada com entidades nacionais que representam servidores das três esferas (federal, estadual e municipal). A ideia das duas reuniões é alinhar o calendário de atividades para, no dia 28, convocar uma coletiva de imprensa. 

No dia 2 de fevereiro, quando está prevista a volta do recesso parlamentar, está programada uma manifestação em Brasília, com direito a corpo-a-corpo com os parlamentares. O objetivo é conscientizar os deputados e senadores a respeito da pauta de reivindicações da categoria este ano, que tem como foco principal o reajuste linear de 19,99%. O índice é relativo ao IPCA acumulado entre 2019 e 2021.

A previsão é que a greve nacional unificada tenha início no dia 9 de março. Mas antes, dias 14 e 15 de fevereiro, a categoria deve ficar em estado de greve, ou seja, fazer um ensaio para a deflagração do movimento grevista. Por fim, as entidades planejem realizar uma grande marcha à Brasília, no dia 16 de março, caso as condições sanitárias do momento permitam.  

Dentro do calendário de mobilização tem também o Dia dos Aposentados (24 de janeiro) e o Dia da Mulher (8 de março). A sugestão das entidades é que essas datas comemorativas sejam lembradas nos estados.

Reforçando que os servidores federais lutam este ano por um reajuste de 19,99%, referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021. No entanto, desde a entrada do Temer em 2016, quando foram encerradas as negociações, a categoria amarga uma perda salarial de quase 30%.


CALENDÁRIO
21/01 - Reunião Fonasefe
24/01 – Dia dos Aposentados
27/01 - Reunião três esferas
28/01 – Coletiva de Imprensa
02/02 – Ato no Congresso
14 e 15/02 – Esquenta greve
08/03 -  Dia da Mulher
09/03 – Início da greve
16/03 – Marcha à Brasília

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X