Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
A Conferência tem como objetivos sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população e mobilizar os pernambucanos, especialmente os idosos, para a conquista do direito ao envelhecer com dignidade
Publicado: 05/11/2019
Os aposentados, pensionistas e os servidores federais da ativa que já atingiram 60 anos de idades estão sendo representados pelo Sindsep-PE na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que teve início nesta terça-feira e se estende até amanhã (06), no Centro de Convenções, em Olinda. Participam da Conferência a integrante do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE e conselheira titular do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Nadja Urt, e a diretora de Políticas Públicas do Sindicato, Marli Costa.
A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco tem como tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
“A realização dessa Conferência é de fundamental importância para que possamos debater os principais desafios e definir as prioridades para as políticas públicas estaduais que possam refletir na melhoria da condição de vida das pessoas idosas”, comentou Nadja Urt, que é delegada nata à Conferência.
Além de estimular o debate de temas relevantes para o campo do envelhecimento, a Conferência tem como objetivos sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população e mobilizar os pernambucanos, especialmente os idosos, para a conquista do direito ao envelhecer com dignidade.
“Também tem o papel de fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade pernambucana e do Governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa”, destacou Marli Costa.
A Conferência tem ainda como objetivos avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso e eleger 28 delegados para a V Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada ainda nesse mês de novembro, em Brasília.
O primeiro dia da Conferência contou com uma mesa de abertura oficial com apresentação cultural, plenária de aprovação do Regimento Interno da V Conferência e palestra com a doutora e mestre em Psicologia Clínica (UNICAP) e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Cirlene Francisca Sales da Silva. Como título: Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas.
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para abordar eixos como os direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas, educação e emancipação humana e enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.
Nesta quarta, a Conferência contará com a plenária de aprovação das deliberações do encontro. A Plenária terá a competência de discutir, aprovar ou rejeitar, em parte, o Regimento Interno e as conclusões e propostas dos grupos temáticos. Em seguida, haverá a eleição dos delegados para a V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e votação dos encaminhamentos finais.