Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 06/07/2015
Publicado pelo OmbudsPE
O Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) realiza, amanhã (07 de julho), às 19h, a Oficina da Mídia Democrática. O objetivo é capacitar representantes, organizações e grupos da sociedade civil, além de demais pessoas interessadas na regulamentação dos artigos constitucionais que versam sobre radiodifusão no Brasil.
A formação é aberta ao público, tem entrada gratuita e acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel), localizado na rua Afonso Pena, 333, Boa Vista, Recife.
Um dos principais assuntos que será abordado é o chamado Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, que faz parte da campanha Para Expressar a Liberdade e que pretende, entre outras coisas, proibir políticos com mandato de serem concessionários de rádio e televisão, estipular cotas de conteúdo local nas transmissões, além de garantir a complementaridade entre os sistemas público, estatal e privado de comunicação. Para que seja apresentado no Congresso Nacional, o projeto precisa reunir mais de 1,3 milhão de assinaturas em todo o Brasil.
Para a jornalista Cátia Oliveira, integrante do Fórum e do Coletivo Intervozes, esse momento é importante para que mais indivíduos e entidades possam contribuir para fortalecer a luta pela democratização da comunicação a partir de um novo marco regulatório. “Quanto mais gente estiver inteirada deste debate, coletando assinaturas e mobilizando mais, maior será a força para garantir a uma ampla liberdade de expressão, hoje restrita a apenas algumas famílias”.
“Todo mundo sofre com a falta de diversidade nos meios de comunicação. Todas as pessoas já percebem muito facilmente que a concentração de poder que temos em poucas empresas que controlam todo o discurso público é prejudicial à democracia. Agora precisamos nos conscientizar de que podemos e devemos fazer alguma coisa para mudar essa situação”, analisa o sociólogo Renato Feitosa, também integrante do Fopecom e do Centro de Cultura Luiz Freire.
Na ocasião da oficina, serão também definidos pontos e ações de coletas de assinaturas para a Lei da Mídia Democrática e estabelecidas metas a serem atingidas nos próximos meses.
Página do evento: https://www.facebook.com/events/398048893720309/
Conheça a Lei da Mídia Democrática: www.paraexpressaraliberdade.org.br