Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
A primeira edição está marcada para a semana que vem, 10 de março, das 14h30 às 17h, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. O tema a ser abordado será “Aspectos Biológicos: Odontologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia para Idosos”
Publicado: 28/02/2020
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
Já saiu a programação deste ano do Fórum sobre Questões do Envelhecimento promovido pelo Instituto Humanitas da Unicap em parceria com o Sindsep-PE, através do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas. A primeira edição está marcada para a semana que vem, 10 de março, das 14h30 às 17h, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. O tema a ser abordado será “Aspectos Biológicos: Odontologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia para Idosos”.
Este ano, o tema anual do fórum é Por uma velhice com dignidade. “Para envelhecer com dignidade precisamos buscar a saúde mental, priorizar o contato social”, explica o professor da Unicap e coordenador do projeto, João Luiz Correia Júnior. Ele explica que a intenção é também discutir a participação dos idosos nas lutas de interesse do segmento.
“Pessoas que enfrentam a dificuldade de ser idoso, envolvimento no sindicato, na política, questões de aposentadoria, saúde, transporte, acesso aos lugares públicos etc. Tudo isso tem a ver com a busca da dignidade”, completa o professor.
O Fórum sobre Questões do Envelhecimento está na sua 12º edição. O evento é mensal e acontece sempre em um dia de terça-feira, no mesmo horário, das 14h30 às 17h, no auditório G1 da Unicap. A parceria com o Sindsep-PE é antiga. O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas sempre contribui com a construção dos temas e com a indicação de entrevistados.
Por conta do fórum, em 2019, a Unicap recebeu uma homenagem da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do estado de Pernambuco e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A universidade foi condecorada com a medalha Ruth Bacelar, criada através do decreto 43.201 de 22 de junho de 2016.
“A Unicap não é uma universidade particular, nem é pública, é comunitária. Ela tem vocação para estar antenada às questões do estado, da cidade e voltada para o mundo”, explica o professor João Luiz Correia Júnior.
PROGRAMAÇÃO DO ANO
10 de março
Aspectos Biológicos: Odontologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia para Idosos
14 abril
Aspectos Biológicos: Nutrição, Atividade Física e Fisioterapia para todos
12 de maio
Aspectos Psicológicos: questões neurológicas e de memória da pessoa idosa
9 de junho
Aspectos Psicológicos: integralidade x desespero, autoestima e felicidade nos idosos
11 de agosto
Aspectos Sociais: a pessoa idosa no convívio social: família e intergeracionalidade
8 de setembro
Aspectos sociais: consciência crítica, alienação política e questões econômicas ligadas à pessoa idosa
13 de outubro
Aspectos Culturais: as dimensões religiosa, lúdica e prazerosa nos idosos
19 de novembro
Aspectos Culturais: turismo, lazer, arte e literatura para idosos
*O fórum acontece sempre em dias de terça, das 14h30 às 17h, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco