Filiado à Cut e à Condsef/Fenadsef

Notícias

Fórum sobre questões do envelhecimento volta a ser presencial

11/05/2022




O Fórum sobre questões do envelhecimento, evento promovido pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e que conta com o apoio do Sindsep-PE, voltou a ser realizado de forma presencial depois de dois anos online por conta da pandemia. A edição de maio, realizada na última terça-feira, dia 10, teve como tema “Educação sócio-política no envelhecimento” e contou com a presença dos coordenadores do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do sindicato Ana Maria Melo, Amaro Dias e Eveir Cupertino.

Na abertura do fórum de maio, João Luiz, professor da Unicap e organizador do evento, falou da satisfação de retomar os encontros presenciais e da importância de falar sobre política entre as pessoas idosas, já que em outubro tem eleição. Para debater sobre o assunto estavam presentes os professores da Unicap e doutores em Sociologia, Drance Elias e José Afonso Chaves. 

Drance Elias reforçou a necessidade do diálogo entre as gerações e também de a pessoa idosa se apropriar da política, já que somos seres políticos e vivemos em sociedade. O professor José Afonso Chaves fez uma análise do retrocesso social ocorrido no país nos últimos anos, com forte polarização política e avanço do conservadorismo. Para ele, é importante “mudar o ponteiro espiritual do Brasil”. Ou seja, diminuir as desigualdades e proporcionar um ambiente mais fraterno.

A coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE, Ana Maria Melo, que representa o sindicato no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), lembrou durante o evento que 3% do Imposto de Renda de todo o cidadão pode ser destinado ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Recife para ser investido em políticas públicas, sem ônus algum para o contribuinte. 

Programação anual

O Fórum sobre questões do envelhecimento é mensal, gratuito e acontece sempre na segunda terça-feira do mês, das 14h30 às 17h, no auditório G1 da Unicap. No dia 14 de junho o tema será “Educação financeira da pessoa idosa”. Em 16 de agosto, “Psicoeducação para relacionamentos saudáveis no envelhecimento”. 

Já dia 13 de setembro o assunto a ser discutido será “Educação e saúde da pessoa idosa: o cuidado com a voz, a audição e a deglutição". Em 11 de outubro, “Educação para o turismo religioso e cultivo da espiritualidade integral”. E para fechar o ano, no dia 8 de novembro, o tema será “Educação musical no envelhecimento criativo”.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais