SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
09/08/2019
Na última semana, o governo do presidente Jair Bolsonaro foi derrotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu manter com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a atribuição para demarcar terras indígenas. A Corte decidiu manter suspensa a Medida Provisória (MP 886) que pretendia transferir, da Funai para o Ministério da Agricultura, a responsabilidade de demarcar as terras.
Em junho, o relator, Luís Roberto Barroso, havia se colocado contra a medida provisória do presidente Bolsonaro. Agora, a decisão de Barroso foi referendada, por unanimidade, por mais nove ministros do STF. Alexandre de Moraes não participou da sessão.
O principal argumento para barrar a transferência das demarcações foi o de que o presidente da República não pode editar duas vezes, no mesmo ano legislativo, medidas provisórias tratando do mesmo tema, o que é proibido pela Constituição Federal.
Inicialmente, a transferência para a Agricultura foi determinada por Bolsonaro ao editar a Medida Provisória que reformulou a estrutura ministerial, no início do seu governo. No entanto, ao votar a medida, o Legislativo devolveu as demarcações para a Funai. Em seguida, o presidente editou outra medida, desrespeitando o Congresso.
O ministro Celso de Mello afirmou que “o comportamento do atual presidente da República, revelado na reedição de medida provisória expressamente rejeitada pelo Congresso Nacional, traduz uma clara e inaceitável transgressão à autoridade suprema da Constituição Federal e representa inadmissível e perigosa transgressão ao princípio fundamental da separação de Poderes”.
ACT 2018/2019 DA CONAB É PRORROGADO ATÉ DIA 31
FILIADOS DO SINDSEP PE APROVAM POR UNANIMIDADE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2018
MUITA MÚSICA E DANÇA NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS 30 ANOS DO SINDSEP PE
MAIS DA METADE DOS SERVIDORES DA FUNDAJ PODERÃO SE APOSENTAR EM JANEIRO DE 2020
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SINDSEP PE
GOVERNO BOLSONARO ESTUDA PRIVATIZAÇÃO DO AUXÍLIO DOENÇA E ACIDENTE DOS SERVIDORES
SENADO APROVA APOSENTADORIA DOS MILITARES SEM IDADE MÍNIMA E COM BENEFÍCIO INTEGRAL
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
TUDO PRONTO PARA A FESTA!
CUT PE ELEGE NOVA DIREÇÃO EM CONGRESSO ESTADUAL. SINDSEP TERÁ QUATRO REPRESENTANTES