Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 22/08/2019
A cada dia que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fica no poder, novas arbitrariedades são praticadas contra o povo trabalhador brasileiro e a soberania nacional. Na última quarta-feira, o Governo anunciou o nome de 17 empresas públicas que deverão ser privatizadas nos próximos anos (ver lista abaixo).
Dentre elas, estatais que dão lucro ao País, que oferecem serviços essenciais para a sociedade e que o setor privado não tem interesse em assumir, a não ser que receba um bom subsídio em dinheiro. Empresas como os Correios, Eletrobras, EBC e Telebras são essenciais aos brasileiros. Privatizá-las é destruir um patrimônio da população que é da maior relevância.
Os Correios, por exemplo, encerraram 2018 com lucro líquido de R$ 161 milhões. A Eletrobras lucrou R$ 13,3 bilhões no ano passado. Quem garante que, depois de privatizada, a Eletrobras levará energia para os rincões do Brasil, onde vive uma população mais carente, sem condições de pagar contas altas.
“Mas o presidente Bolsonaro não está preocupado com a população brasileira. Falta a ele a decência mínima, que nos faz reconhecer o próximo como semelhante”, disse o coordenador geral do Sindsep-PE, José carlos de Oliveira.
É evidente também que a EBC não terá uma programação educativa, pois terá que se voltar ao mercado, tendo como prioridade a atração de anunciantes e lucro. Não é de hoje que os empregados públicos da EBC estão em alerta. Desde a campanha eleitoral que Bolsonaro declara sua vontade de acabar com a empresa de comunicação pública, uma antiga demanda dos grandes meios de comunicação comerciais brasileiros que apoiaram sua campanha.
O ministrio da economia, Paulo Guedes, já disse que apressará todas as privatizações. Ou seja, farão o processo a toque de caixa, sem nenhum debate com a população e os servidores.
As estatais que poderão ser privatizadas:
Correios
Telebras
Eletrobras
Casa da Moeda
EBC (Empresa Brasil de Comunicação)
CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos)
Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)
Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social)
ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias)
Emgea (Empresa Gestora de Ativos)
Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada)
Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)
Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva);
Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais)
Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre)
Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)
Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo)