SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Governo poderá dar um retorno aos servidores sobre pauta econômica até o dia 15


Em meio a um clima incerto devido a implementação de políticas orçamentárias restritivas e falta de garantias por parte do Governo Federal, os servidores e servidoras públicas devem continuar mobilizados

Publicado: 21/11/2023



Em meio a um clima incerto devido a implementação de políticas orçamentárias restritivas e falta de garantias por parte do Governo Federal, os servidores e servidoras públicas devem continuar mobilizados e ampliar a pressão visando o atendimento das demandas da Campanha Salarial 2024. Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que aconteceu na quinta-feira (16), o secretário de Relações do Trabalho, José Feijóo, afirmou que até o dia 15 de dezembro “poderia” ser apresentada alguma proposta com avanço nas pautas econômicas, que inclui recomposição salarial para 2024 e equiparação de benefícios.

Ou seja, uma afirmação muito frágil que pode não dar em nada. Por isso, a necessidade de uma pressão contínua por parte do movimento sindical. E é exatamente isso que a Condsef/Fenadsef e o Sindsep-PE, além das demais entidades sindicais ligadas ao Fonasefe, vêm promovendo junto ao governo.

Entre os dias 7 e 8 de novembro, foi realizada a 2ª Jornada de Lutas em defesa da Campanha Salarial. A pressão resultou na reunião realizada no dia 16 de novembro. No dia 16, também houve mobilização em Brasília, durante a reunião, com a presença e vigilância de servidores de várias regiões do país. Mas o governo não apresentou nenhuma resposta à pauta econômica da categoria. O cenário é agravado pela decisão do Governo Federal de adotar uma política de déficit zero para o próximo ano, indicando possíveis limitações no orçamento destinado aos servidores.

Diante da situação, os servidores precisam intensificar o processo de mobilização. O movimento sindical está levando em consideração a possibilidade de greve. O tamanho da conquista para 2024, vai depender do tamanho da pressão e mobilização dos servidores. Em breve, iremos divulgar o próximo dia de mobilização.  

“Já tivemos avanços importantes com este governo como o reajuste emergencial de 9%, além do aumento de 43,6% no valor do auxílio-alimentação, que passou de R$458 para R$ 658. Também conquistamos a instalação de mais de 20 mesas setoriais. Mas precisamos de mais avanços em se tratando das pautas econômicas da Campanha de 2024 e as negociações estão emperradas. Só iremos conseguir avançar com a mobilização de toda a categoria”, destacou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, que também gravou um vídeo sobre o assunto. Veja acima e AQUI.  



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X