SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Greve dos auditores e técnicos de finanças e controle afeta operações do Tesouro Direto


Paralisação já dura dois meses

Publicado: 25/10/2024

Do Extra

A greve dos auditores e técnicos federais de finanças e controle, que já se estende por dois meses, continua a impactar o funcionamento do Tesouro Direto. Nessa terça-feira (dia 22), as vendas do programa de investimento foram novamente interrompidas, marcando a quarta semana consecutiva de suspensão das operações.

Os servidores reivindicam melhores condições de trabalho e equiparação salarial em relação a outras carreiras de nível semelhante. Apesar da mobilização, o governo não demonstra abertura para retomar as negociações, indicam as entidades representativas.

Protestos no G20

Durante o primeiro dia das reuniões do G20, realizado em Natal, os auditores e técnicos protestaram com cartazes, alertando líderes internacionais sobre a crescente evasão de servidores. O secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcelo Pontes, se posicionou em apoio à mobilização, afirmando que a alta administração da CGU está comprometida em atender às demandas da categoria.

Efeito ao longo do tempo

Desde a última semana, o Tesouro Direto enfrenta paralisações também às quintas-feiras, além das terças-feiras. A decisão foi anunciada pela Unacom Sindical, que representa os trabalhadores da área, após mais uma recusa do governo em atender às demandas de reajuste salarial para 2025.

Por dentro dos impactos

No último mês, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que a venda de títulos por meio do programa Tesouro Direto seria suspensa por 24 horas. A paralisação foi a primeira causada por movimento de funcionários públicos desde a criação do programa, em 2002. A razão foi a greve dos servidores da instituição.

A reivindicação dos servidores do Tesouro Nacional entrou no segundo mês. Eles são a única categoria que tem grandes chances de ficar de fora de um reajuste no próximo ano, devido o envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias ao Congresso Nacional.

Os efeitos da greve são especialmente visíveis nas operações de crédito externo envolvendo estados, municípios e empresas estatais, além das auditorias e certificações conduzidas pela CGU.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X